PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O CURRÍCULO DOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL DO SISTEMA ACAFE

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Humanidades, Engenharia Civil

Resumo

Este ensaio analisa as ementas dos componentes humanísticos nos cursos de Engenharia Civil das instituições de ensino da Associação Catarinense das Fundações Educacionais a partir das contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica. O problema investigativo se formula no seguinte questionamento: qual o sentido pedagógico das ementas dos Componentes Humanísticos nos Cursos de Engenharia Civil do Sistema ACAFE a partir da proposta educacional da PHC? Trata-se de uma pesquisa de método histórico-crítico, abordagem qualitativa e objetivo exploratório, com coleta de dados bibliográfica e documental. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, considerando três categorias: historicização, concreticidade e neotecnicismo. A amostra é composta por cinco cursos de Engenharia Civil ofertados por instituições do sistema ACAFE. O estudo se divide em três momentos: primeiramente, delimitam-se os pontos principais da PHC. No segundo momento, descreve-se a metodologia, o universo e a amostra da pesquisa. No terceiro momento são feitas as análises dos componentes a partir da PHC. Os resultados apontam que, mediante a carga horária e os ementários estudados, não se pode afirmar que exista uma preocupação de um ensino crítico. Assim, as ementas dos componentes não apresentam uma filiação pedagógica alinhada à perspectiva da PHC. Ao contrário, as ementas reproduzem o neotecnicismo mascarado por um discurso de inovação pedagógica. Portanto, o sentido pedagógico dos componentes humanísticos dos cursos de Engenharia Civil é tomado pelas ingerências do mercado, na reprodução massiva de um ensino sem criticidade e voltado à formação de mão de obra qualificada para o mercado global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogerio Augusto Bilibio, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil.

Doutor em História pela Universidade de Passo Fundo e professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo e professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Davi Alexandre Schoenardie, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil.

Graduando em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de estado. 9. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2003.

ACAFE. Associação Catarinense das Fundações Educacionais. Estatuto Social. 2020. Disponível em: https://acafe.org.br/site/documentos/estatuto.pdf. Acesso em: 23 dez. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BERNARDO SILVA, Matheus. Concepções pedagógicas hegemônicas e pedagogia histórico-crítica: em questão a formação de professores. Linhas Crí­ticas, [S. l.], v. 29, p. 1-23, 2023. DOI: 10.26512/lc29202348021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/48021. Acesso em: 15 mar. 2024.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

CORSETTI, Berenice. A metodologia histórico-crítica e a reflexão sobre a questão do rendimento escolar no Brasil. In: MARTINS, Ângela Maria; WERLE, Flávia Obino C. (org.). Políticas Educacionais: elementos para reflexão. Porto Alegre: Redes Editora, 2010. p. 87-106.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Teoria e Práxis e o Antagonismo entre a Formação Politécnica e as Relações Sociais Capitalistas. Revista Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, p. 67-82, 2009.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

GATTI, Bernadete A. Implicações e Perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 65-81, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/VVXgbRbzwwsLTZvmYSL6M9b/. Acesso em: 14 ago. 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

JESUS, Antônio Tavares de. O pensamento e a prática escolar de Gramsci. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

MAIA, Júlio César; SACARDO, Michele Silva. Pedagogia Histórico-Crítica: reflexões sobre consciência filosófica e objetivação do gênero humano. Educação & Sociedade, v. 44, p. 1-16, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.265077. Acesso em: 23 dez. 2023.

MENGER, Amanda da Silva; VALENÇA, Vera Lúcia Chacon. A pedagogia histórico-crítica no contexto das teorias de educação. Revista POIÉSIS, Tubarão, v. 6, n. 10, p. 497-523. 2012.

MINAYO, Maria Cecília. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. p. 7-79.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 36. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2003.

SAVIANI, Dermeval. As Concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira. Texto elaborado no âmbito do projeto de pesquisa “O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil.” Campinas, 2005. Disponível em: https://www5.unioeste.br/portalunioeste/images/files/PHC/3._Artigo_-_Saviani_-_Asc_concep%C3%A7%C3%B5es_pedag%C3%B3gicas_na_hist%C3%B3ria_da_educa._brasileira.pdf. Acesso em: 14 ago.2022.

SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, Dermeval. História do Tempo e Tempo da História: estudos de historiografia e história da educação. Campinas: Autores Associados, 2015.

VIOTTO FILHO, Irineu Aliprando Tuim. Dermeval Saviani: Um trabalhador da Educação Brasileira e idealizador da Pedagogia Histórico-Crítica. Revista GESTO-Debate, v. 6, n. 1-24, 20 set. 2022.

ZIMMER, Karine; BUSS-SIMÃO, Márcia. Educação infantil, gênero e sexualidade: uma análise de documentos curriculares de formação inicial em pedagogia. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 353-374, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12670. Acesso em: 24 dez. 2022.

Downloads

Publicado

04-10-2024

Como Citar

BILIBIO, R. A.; TREVISOL, M. G.; SCHOENARDIE, D. A. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O CURRÍCULO DOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL DO SISTEMA ACAFE. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e66462, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/66462. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua