O PERFIL DO GESTOR ESCOLAR CONTEMPORÂNEO

das permanências as incorporações para exercício da função

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i1.33386

Palavras-chave:

Gestão escolar, Formação docente, Prática docente

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo abordar algumas questões teóricas e suas questões práticas em relação as atividades do gestor escolar, tomando como recorte o contexto geral de instituições públicas da Educação Básica. Busca ainda compreender e discutir os desdobramentos das ações e as relações do gestor, via sua defasada formação. Portanto, propõe um delineamento do perfil do gestor escolar com uma associação entre a sua formação e os modelos de gerir já existentes, suas correspondências para estabelecimento de uma caracterização do gestor contemporâneo, suscetível a todas as ações já existentes em práticas passadas. Compreendendo como gestão escolar a responsabilidade no estímulo ao ensino de qualidade, ofertando uma visão ampla do desenvolvimento da escola e, consequentemente, impulsionando seu desenvolvimento como um todo. Sendo o gestor, caracterizado pela dedicação e empenho a áreas de atuação que vão desde a gestão pedagógica até a gestão dos resultados escolares, transitando por itens como capacidade administrativa, gestão financeira e até relações pessoais entre funcionários, pais e estudantes. Conclui-se refletindo sobre o modelo escolar vigente que exige do gestor um desdobramento profissional acentuado de múltiplas funções e desafios. Um perfil inacabado e complexo, caracterizado pela falta de incentivo financeiro e desvalorização profissional da função.

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Biografia do Autor

Lânia Daniela Marta Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Brasil.

Especialista em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Marcelo Silva de Souza Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Brasil.

Doutor em Ciências da Educação pela Université du Québec à Chicoutimi/Université du Québec à Montréal e professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

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Publicado

28-04-2017

Como Citar

SOUZA, L. D. M.; RIBEIRO, M. S. de S. O PERFIL DO GESTOR ESCOLAR CONTEMPORÂNEO : das permanências as incorporações para exercício da função. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 106–122, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i1.33386. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i1.33386. Acesso em: 16 abr. 2024.