ENTRE O RIO E O MAR

alternâncias, rememorações e criações curriculares

Autores

  • Juliana Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.
  • Rosa Helena Mendonça Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4778-3551
  • Rosana Maria Papini Universidade Federal Fluminense, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v14iEspecial.60711

Palavras-chave:

Currículo, Redes Educacionais, Educação do Campo

Resumo

Este artigo, a partir da ideia de personagem conceitual (DELEUZE), o outro necessário às criações, toma como pano de fundo um documentário sobre o rio Paraíba do Sul para tecer conversas acerca de questões artísticas, ecológicas e curriculares. Discute o uso e a potência (CERTEAU) do cinema para a educação, em sessões que se denominam cineconversas, ou seja, ‘espaçostempos’ de ‘verouvirsentirpensar’ filmes como fundamentação para trocas férteis e muitas vezes inusitadas. A proposta é, tendo como ponto de partida as redes educativas (ALVES) que formamos e em que somos formados, criar outras redes que nos permitam pensar em como questões sociais podem se transformar em questões curriculares. O texto, além de usar o filme para pensar questões curriculares, apresenta uma experiência formativa desenvolvida por uma das autoras com estudantes no âmbito curricular da educação do campo.

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Biografia do Autor

Juliana Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Mestra em educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professora da rede particular de ensino no Município do Rio de Janeiro.

Rosa Helena Mendonça, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Rosana Maria Papini, Universidade Federal Fluminense, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professora da Universidade Federal Fluminense.

Referências

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Publicado

20-12-2021

Como Citar

RODRIGUES, J. .; MENDONÇA, R. H.; PAPINI, R. M. ENTRE O RIO E O MAR: alternâncias, rememorações e criações curriculares. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. Especial, p. 1–11, 2021. DOI: 10.15687/rec.v14iEspecial.60711. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/60711. Acesso em: 23 abr. 2024.