ENUNCIADOS DE UM DIAGNÓSTICO CRÍTICO

a reforma do ensino médio de 2017 em periódicos de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.61836

Palavras-chave:

Reforma do ensino médio, Pesquisa educacional, Análise textual discursiva

Resumo

Este ensaio tem como objetivo compreender os principais enunciados presentes em artigos publicados em periódicos da área da educação, que discutem a reforma do ensino médio de 2017. Para tal, adotou-se a abordagem da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes (2003). O ciclo de ATD compreende a impregnação com os textos na integra, a categorização e a comunicação dos resultados emergentes da análise. O ensaio está estruturado em duas partes, sendo que, inicialmente apresenta a opção metodológica adotada e a delimitação do corpus da análise. Em seguida, na segunda parte, apresenta os resultados e uma reflexão acerca dos principais enunciados identificados na análise. As conclusões indicam que o campo acadêmico da pesquisa em educação tem apresentado um diagnóstico crítico da reforma do ensino médio, indicando que ela poderá aprofundar ainda mais problemas históricos dessa etapa da educação básica. Além disso, identificou-se que a maior parte das produções analisadas tematizam elementos macro contextuais da reforma como a forma e o conteúdo da lei, a hegemonia política e econômica do momento em que reforma foi editada. De outra parte, constata-se um pequeno número de publicações que investigam o micro contexto e os desdobramentos da reforma no âmbito das escolas e seu entorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Junior Bufon Centenaro, Universidade de Passo Fundo, Brasil

Mestre em Educaçao pela Universidade de Passo Fundo e Doutorando em Educação pela mesma instituição.

 

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo, Brasil

Doutor em Educação pelaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul ePprofessor da Universidade de Passo Fundo.

 

Referências

BALL, Stephen; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Anete. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. EM nº 00084, de 15 de setembro de 2016. Brasília, DF, 2016a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/exm/exm-mp-746-16.pdf. Acesso em: 24 nov. 2021.

BRASIL. Medida Provisória 746, de 22 de setembro de 2016. Altera as Leis 9.394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e 11.494/07 que regulamenta o FUNDEB e dá outras providências. Brasília, DF, 2016b. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/medpro/2016/medidaprovisoria-746-22-setembro-2016-783654-publicacaooriginal-151123-pe.html. Acesso em: 24 nov. 2021.

BRASIL. Lei 13.415/17. Altera as Leis 9.394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e 11.494/07 que regulamenta o FUNDEB e dá outras providências. Brasília, DF, 2017. Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro-2017-784336-publicacaooriginal-152003-pl.html. Acesso em 20 jul. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria 649, de 10 de julho de 2018. Institui o Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio e estabelece diretrizes, parâmetros e critérios para participação. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 132, p. 72, 11 jul. 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/29495231/do1-2018-07-11-portaria-n-649-de-10-de-julho-de-2018-29495216. Acesso em: 05 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria 756, de 3 de abril de 2019. Altera a Portaria nº 331, de 5 de abril de 2018, que institui o Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular - ProBNCC. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 65, p. 27, 04 jul. 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/70004945/do1-2019-04-04-portaria-n-756-de-3-de-abril-de-2019-70004722. Acesso em 05 set. 2021.

BERNSTEIN, Basil. Pedagogía, control simbólico e identidad. Tradução de Pabli Monzano. Madrid: Ediciones Morata, 1998.

CARVALHO, Francione Oliveira. Imagens e palavras para pensar a escola: apontamentos sobre a reforma do ensino médio. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 973-985, jul./set., 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10621. Acesso em: 05 mai.2021.

CHAGAS, Ângela Both; LUCE, Maria Beatriz. Reforma do Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Sul (Brasil): alinhamentos e resistências. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14653. Acesso em 05 mai. 2021.

CORTI, Ana Paula. Política e significantes vazios: uma análise da reforma do ensino médio de 2017. Educação em Revista, v. 35, p. 1-20, 2019. Disponível: https://www.scielo.br/j/edur/a/sg3HGWqjwdRD5sk5v3Kc5sb/?lang=pt. Acesso em: 05 mai. 2021.

COSTA, Maria Adélia; COUTINHO, Eduardo Henrique Lacerda. Educação profissional e a reforma do ensino médio: lei nº 13.415/2017. Educação e Realidade, v. 43, n. 4, p. 1633-1652, out./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/BbBvb3GQC8kv5DW57BfPcBg/?lang=pt. Acesso em 05 mai. 2021.

FAVORETO, Aparecida; FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago; DEITOS, Roberto Antonio. Políticas educacionais para o Ensino Médio: a inclusão educacional/exclusão social como intenção e gesto. Roteiro, Joaçaba, v. 44, n. 1, p. 1-24, jan./abr. 2019. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16469. Acesso em: 05 mai. 2021.

FERREIRA, Eliza Bartolozzi; FONSECA, Marilia; SCAFF, Elisangela Alves da Silva. A interferência do banco mundial no ensino secundário brasileiro: experiências históricas e desafios atuais. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp. 3, p. 1733-1749, out., 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12757. Acesso em: 05 mai. 2021.

FURTADO, Renan Santos; SILVA, Vergas Vitória Andrade da. A reforma em curso no ensino médio brasileiro e a naturalização das desigualdades escolares e sociais. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.18, n.1, p. 158-179 jan./mar. 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/45763. Acesso em: 05 mai. 2021.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GÓIS, Luana Santana; RIBEIRO, Marivone Maria; MOTA, Luzia Matos. Educação para o mercado ideário capitalista que conforma a educação profissional brasileira. HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-20, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654528. Acesso em: 05 mai. 2021.

GOMES, Marcilene Pelegrine; DUARTE, Aldimar Jacinto. Desigualdade social e o direito à educação no brasil: reflexões a partir da reforma do ensino médio. Inter-Ação, Goiânia, v.44, n.1, p. 16-31, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/55708. Acesso em: 05 mai. 2021.

HERNANDES, Paulo Romualdo. A Reforma do Ensino Médio e a produção de desigualdades na educação escolar. Educação, Santa Maria, v. 44, p. 1-19, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/34731. Acesso em: 05 mai. 2021.

KRAWCZYK, Nora. A política educacional e seus desafios na pesquisa: o caso do Brasil. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 4, p. 1-9, 2019. Disponível em: https://www.revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/13131. Acesso em: 05 ago. 2021.

LEÃO, Geraldo. O que os jovens podem esperar da reforma do ensino médio brasileiro? Educação em Revista, n. 34, p. 1-23, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/5ZBJkFDW3d6pL9KVFcFCQHx/abstract/?lang=pt. Acesso em 05 mai. 2021.

LEME, Renata Bento; RUIZ, Maria José Ferreira; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. A interferência do empresariado nas políticas para a educação do trabalhador. Trabalho & Educação, v.28, n.3, p.87-100, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9854. Acesso em: 05 mai. 2021.

LIMA, Marcelo; MACIEL Samanta Lopes. A reforma do Ensino Médio do governo Temer: corrosão do direito à educação no contexto de crise do capital no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v.23, p. 1-25, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/ypLL3PnTmLQkFfr97q4s3Rf/abstract/?lang=pt. Acesso em: 05 mai. 2021.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. 1ª. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LUNA, Sergio Vasconcelos de. Planejamento de Pesquisa: uma introdução. 2ª. ed. São Paulo: EDUC, 2011.

MACIEL, Caroline Stéphanie Francis dos Santos. Uma Avaliação da Lei nº 13.415/17 a partir da Legística e das Metas do PNE. Educação e Realidade, v. 44, n. 3, p. 1-20, 2019. Disponível: https://www.scielo.br/j/edreal/a/Z7y68JYr5ZBBHWF8Gh8sWYK/?lang=pt. Acesso em 05 mai. 2021.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade. Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NGFTXWNtTvxYtCQHCJFyhsJ/. Acesso em: 24 nov. 2021.

MARCELINO, Angélica de Cássia Gomes; PORTO, Rita de Cassia Cavalcanti; CABRAL Angela Ninfa Mendes de Andrade. Reforma do Ensino Médio: retrocesso nas políticas educacionais brasileiras. Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, v. 25, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/4586. Acesso em 05 mai. 2021.

MENDONÇA, Samuel; FIALHO, Wanessa Cristiane Gonçalves. Reforma do Ensino Médio: velhos problemas e novas alterações. Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, v. 25, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/4626. Acesso em: 05 mai. 2021.

MERCES, Tatiana Das; LIMA, Marcelo. Formação de professores e a Reforma do Ensino Médio: aprofundamento da (des) regulamentação da docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Revista de Educação Pública, v. 29, p. 1-19, jan./dez. 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7788. Acesso em 05 mai. 2021.

MIRANDA, Daniel Nunes; MARCH, Claudia; KOIFMAN, Lilian. Educação e saúde na escola e a contrarreforma do ensino médio: resistir para não retroceder. Trabalho, educação e saúde, v. 17, n. 2, p. 1-22, 2019. Disponível: https://www.scielo.br/j/tes/a/DPM4HtRwbvjdBpcPT9nYYWS/?lang=pt. Acesso em: 05 mai. 2021

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação. Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 24 nov. 2021.

OLIVEIRA, Ramon de. A Reforma do Ensino Médio como expressão da nova hegemonia neoliberal. Educação Unisinos, v. 24, p. 1-20, 2020. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2020.241.05. Acesso em: 05 mai. 2021.

SANTOS, Dayanna Pereira; CARVALHO, Edson Silva. O impacto do pensamento neoliberal sobre a “nova” reforma do ensino médio- lei n.º 13.415/2017: a educação pública em risco. Inter-Ação, Goiânia, v.45, n.1, p. 134-150, jan./abr. 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/61088/34794. Acesso em 05 mai. 2021.

SANTOS, Émina Márcia Nery; LÉLIS, Luziane Said Cometti; VALE, Cassio. O direito à educação na perspectiva da justiça distributiva: uma análise sobre a Reforma do Ensino Médio. Educação, Santa Maria, v. 45, p. 1-25, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/38228. Acesso em: 05 mai. 2021.

SILVA, Damaris Daiane Dias da; MARTINS, Marcos Francisco. A participação docente na nova reforma do ensino médio um estudo sobre Pilar do Sul/SP. HISTEDBR On-line, v. 20, p. 1-23, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652032. Acesso em: 05 mai. 2021.

SILVA, Monica Ribeiro da. A BNCC da reforma do ensino médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, n. 34, p. 1-15, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/V3cqZ8tBtT3Jvts7JdhxxZk/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 mai. 2021.

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

CENTENARO, J. B.; FÁVERO, A. A. ENUNCIADOS DE UM DIAGNÓSTICO CRÍTICO: a reforma do ensino médio de 2017 em periódicos de educação. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–21, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.61836. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/61836. Acesso em: 18 nov. 2024.