UMA CARTA A QUATRO MÃOS SOBRE CURRÍCULOS E PESQUISAS COM OS COTIDIANOS
entre linhas de fabulações e escritas-de-si
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v19i1.78769Palavras-chave:
currículos, pesquisas com os cotidianos, escritas criativas, experimentação de escrita estéticaResumo
O presente texto apresenta os artigos publicados no dossiê “Currículos e pesquisas com os cotidianos: entre linhas de fabulações e escritas-de-si”. A intenção foi a de apostar na potência dos cotidianos como espaços-tempos de resistência, criação e, principalmente, do uso de diferentes estilos e estéticas de produção e de registro de dados. Foi solicitado às autoras e aos autores que, para além da defesa de uma dada alternativa estética de escrita, pudessem fazer do próprio texto um exercício, uma experimentação de escrita estética. Os textos foram criados por diferentes pesquisadores e pesquisadoras, de diversas regiões e universidades do Brasil e da Europa, ressaltando modos possíveis de escrita que nos ajudam a potencializar poéticas da imanência, que fazem vazar as intensidades e belezas da vida, de uma vida, ao afirmarem diferentes éticas, estéticas, políticas e poéticas das pesquisas em currículo.
Downloads
Referências
JUSTINIANO, Ana Carolina; FERRAÇO, Carlos Eduardo; SALLES, Conceição Gislane Nóbrega Lima de; REIS, Leonardo Rangel dos. Uma carta a quatro mãos sobre currículos e pesquisas com os cotidianos: entre linhas de fabulações e escritas-de-si. Revista Espaço do Currículo, v. 19, n. 1, e78769, 2026. DOI: 10.15687/rec.v19i1.78769.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Espaço do Currículo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s)/A(s) autor(es)/a(s) mantém(êm) os direitos autorais sobre os trabalhos publicados na Revista Espaço do Currículo (REC), concedendo à revista o direito de primeira publicação, sem exclusividade, sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Essa licença permite a reprodução, distribuição, compartilhamento e adaptação dos conteúdos, inclusive por meio de traduções, desde que sejam atribuídos os devidos créditos à autoria e à publicação original, indicada a licença e identificadas eventuais modificações, sem utilização para fins comerciais. O(s)/A(s) autor(es)/a(s) poderá(ão) disponibilizar a versão publicada em repositórios institucionais, páginas pessoais e outras plataformas acadêmicas, bem como estabelecer acordos adicionais de distribuição não exclusiva, desde que sejam respeitadas as condições da licença adotada. A REC fica autorizada a disponibilizar e distribuir os trabalhos e seus metadados aos serviços de indexação, preservação digital e referência científica.
