O CURRÍCULO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

uma mirada para o mundo Ibero Latino Americano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n2.53443

Palavras-chave:

Ensino de Ciências Sociais, Formação para a Cidadania, Currículo de Ciências Sociais

Resumo

O ensino de ciências sociais tem sido objeto de um intenso debate acadêmico nos últimos anos, especialmente em países que vivenciaram experiências antidemocráticas na segunda metade do século XX. Nesta direção, as ciências sociais são percebidas como parte relevante do currículo escolar, assumindo centralidade na discussão acerca da formação cidadã, especialmente num contexto de intensas transformações sociais, políticas e culturais. No presente dossiê elaboramos um recorte para o mundo Ibero Latino Americano almejando captar as diferentes experiências no currículo de ciências sociais, englobando tanto o currículo na educação, quanto na formação de professores. As discussões aqui congregadas abarcam as realidades dos seguintes países: Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Portugal e Uruguai, de tal modo que almejamos também internacionalizar o debate, contribuindo para maior visibilidade da revista no âmbito nacional e internacional.

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Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atualmente é Professor Visitante na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) com bolsa PVE Junior CAPES. Pesquisador do CNPq. 

Antoni Santisteban, Universidade Autônoma de Barcelona

Doutor em Didática das Ciências Sociais pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha), Professor e diretor do Departamento de Didática da Língua, da Literatura e das Ciências Sociais na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Coordenador do GREDICS (2017SGR1600). 

Referências

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Publicado

14-07-2020

Como Citar

OLIVEIRA, A.; SANTISTEBAN, A. O CURRÍCULO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: uma mirada para o mundo Ibero Latino Americano. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 138–141, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n2.53443. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/53443. Acesso em: 28 mar. 2024.