DIRECTRICES CURRICULARES DE ARTE (2008) Y CREP-ARTE (2020)

de la pedagogía histórico-crítica al limo teórico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.53907

Palabras clave:

Directrices Curriculares del Arte, CREP-Arte, Pedagogía Histórico-crítica

Resumen

O trabalho aborda a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Paraná e o abandono das Diretrizes Curriculares de Arte e, consequentemente, da Pedagogia Histórico-Crítica na Rede Estadual de Educação Básica, enquanto fundamentação teórico-metodológica da disciplina, repercutindo na fragilização e esvaziamento dos conteúdos do currículo de Arte. A proposta de mudança de grade curricular ocorre a partir de 2020, com a imposição do Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP). Tendo como base a problemática apresentada, traçamos primeiras impressões sobre este Currículo e apontamos possíveis consequências para a disciplina de Arte. As fontes documentais utilizadas na pesquisa são as Diretrizes Curriculares de Arte do Paraná (2008), o Referencial Curricular do Paraná (2018), o Currículo da Rede Estadual Paranaense (2019) e a BNCC (2017). Buscamos encontrar nos três últimos documentos citados suas conexões com o neoprodutivismo, neoescolanovismo, neoconstrutivismo, neotecnicismo, bem como o alinhamento destes com a reforma de cunho empresarial da educação. Nas Diretrizes Curriculares de Arte procuramos destacar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a disciplina. Para fundamentar esta análise foram adotados autores como Saviani (2013; 2016), Duarte (2013), Zanotto e Sandri (2018) e Freitas (2018). Após a análise dos dados, constatamos que a disciplina de Arte concebida no CREP tende a descaracterizar a arte em seu potencial de humanização, transformando-a em mero instrumento para o desenvolvimento de habilidades e competências objetivadas na necessidade do mercado.

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Biografía del autor/a

Alinne Martins de Souza, Universidad Estatal de Paraná Occidental, Brasil.

Estudiante de maestría en Educación de la Universidad Estatal del Oeste de Paraná y Catedrático de Arte en la Red de Educación Básica del Estado de Paraná.

Juliana Aparecida Poroloniczak, Universidad Estatal Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Doctor en Educación Escolar de la Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho con doctorado sándwich en la Universidad de La Habana en Cuba.

Citas

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Publicado

2020-12-11

Cómo citar

SOUZA, A. M. de .; POROLONICZAK, J. A. . DIRECTRICES CURRICULARES DE ARTE (2008) Y CREP-ARTE (2020): de la pedagogía histórico-crítica al limo teórico . Revista Espacio del Curriculum, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 781–793, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.53907. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/53907. Acesso em: 13 jul. 2024.