ESTUDO DE CASO

um tipo de pesquisa para o estudo de fenômenos educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.55143

Palavras-chave:

Pesquisa Educacional, Estudo de caso, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

Resumo

Este texto apresenta uma resenha do livro Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional, de autoria de Marli Eliza Dalmazo Afonso de André, uma publicação com pertinente contribuição no âmbito da pesquisa em educação. A obra fornece uma visão geral sobre o estudo de caso qualitativo em educação ao conversar com as principais referências teóricas na temática, utilizando uma linguagem acessível e convidativa ao tratar os essenciais aspectos e desafios que permeiam a pesquisa com estudo de caso qualitativo em educação. A leitura desse livro é de fundamental importância para os iniciados e iniciantes na seara da produção de conhecimento sobre o fenômeno educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diana Salomão, Universidade Estatual do Ceará, Brasil.

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará e professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro, 2005.

DAWSON, J. A. Qualitative Research Findings: What do we do to improve and estimate their validi!y? Trabalho apresentado no Encontro Anual da AERA, NewYork, 1982.

STAKE, R. E. The Case Study Method in Social Inquiry. Educational Researcher. v. 7, n. 2, fevereiro, 1978.

STAKE, R. E. "Case Study" In Nisbett (ed.) &seach, Policy and Education. World Yearbook of Education, 1985, p. 277 -284.

STAKE, R. E. Case Studies In N. K. Denzin e Y S. Lincoln (edit.) Handbook of Qualitative Research. SAGE Publications, 1994,p. 236-247.

STENHOUSE, L. Case Stutfy Methods In J.P. Keeves(ed.) Educational Research, Methochlogy, and Measurement: an lnternational Handbook, Oxford: Pergamon, 1988, p. 49-53.

LINCOLN, Y ; GUBA, E. G. Naturalistic Inquiry. Newbury Park, CA, SAGE, 1985.

NISBETT, J.; Watt, J. Case Study. Redguide 26: Guides in Education Research. University of Nottingham Scholl of Education, 1978.

MERRIAM, S. Case study research in education: A qualitative approach. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 1988.

KENNY, WR.; GROTELUESCHEN, AD. Making the Case for Case Study. Occasional Paper, University of Illinois, 1980.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

11-12-2020

Como Citar

SALOMÃO, D. ESTUDO DE CASO: um tipo de pesquisa para o estudo de fenômenos educacionais. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 967–970, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.55143. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/55143. Acesso em: 19 abr. 2024.