A ABORDAGEM DAS “ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS” NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.53650

Palavras-chave:

Educação Física, Formação Continuada, Atividades Ritmicas e Expressivas

Resumo

Tivemos por objetivo verificar como o bloco de conteúdo “Atividades Rítmicas e Expressivas” (ARE) está sendo tratado no currículo mínimo dos cursos de Licenciatura em Educação Física (EF) das instituições públicas de ensino (IES) do Estado do Rio de Janeiro, a saber: UFRJ, UFFRJ, UERJ e UFF. Para nortear esse objetivo, guiamo-nos pela pergunta: de que maneira são abordadas as “ARE” no currículo mínimo dos cursos de Licenciatura em EF dessas IES? Metodologicamente, este trabalho é de cunho qualitativo-descritivo, promovendo uma análise documental das ementas dos cursos de EF das respectivas IES. Como resultados, evidenciamos que, para além de uma formação desigual no que tange aos conteúdos trabalhos, apenas duas disciplinas das quatro matrizes curriculares apresentavam palavras com explícita ligação ao conteúdo de atividades rítmicas e expressivas; três das quatro universidades apresentam o conteúdo de suas ementas atrelado às questões folclóricas, apenas; e a carga horária total ofertada sobre esse conteúdo na formação de licenciados em EF corresponde a 6,5% da soma total da carga horária obrigatória, denunciando pouca atenção destinada a este conteúdo na formação de professores de EF. 

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Biografia do Autor

Victoria Sanches Cunha Leite de Morais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Especialista em Aprendizagem, Desenvolvimento e Controle motor pela Universidade Estácio de Sá e Coordenadora do Grupo Victoria Sanches Coreografias.

Erik Giuseppe Barbosa Pereira , Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Substituto eventual da chefia de Departamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luciana Marins Nogueira Peil, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação Física pela Universidade Gama Filho e Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rafael Marques Garcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

19-07-2021

Como Citar

MORAIS, V. S. C. L. de; PEREIRA , E. G. B. . .; PEIL, L. M. N.; GARCIA, R. M. A ABORDAGEM DAS “ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS” NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO RIO DE JANEIRO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–12, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.53650. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/53650. Acesso em: 16 abr. 2024.