ENSINO REMOTO E PANDEMIA

apontamentos sobre a construção de um Currículo Emergencial de Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.62523

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Ciências da Natureza, Covid-19

Resumo

Este estudo em Educação, versa sobre o alinhamento curricular a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase na área de Ciências da Natureza em um cenário de pandemia. Para tanto, perpassa a construção do Referencial Curricular Gaúcho (RCG) do estado do Rio Grande do Sul e do Documento Orientador Curricular de Santa Maria (DOC/SM). Devido a pandemia da COVID-19, o ensino remoto tornou-se realidade e, logo, adaptações curriculares, tornaram-se necessárias. Diante disso, neste estudo qualitativo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras da área de Ciências, visando analisar a construção do Currículo Emergencial (CE) de Ciências da rede municipal de ensino de Santa Maria. Observou-se o alinhamento do CE com a BNCC, criando uma falsa ideia de autonomia na construção a parte diversificada do currículo e, em contrapartida, percebe-se a mobilização e engajamento dos professores na construção do documento local, e a sensibilidade e democratização no processo de seleção de conhecimentos, que manteve em pauta temas relevantes, como a educação ambiental.

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Biografia do Autor

Kélli Renata Corrêa de Mattos, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Mestra e Doutoranda em Educação em Ciência pela Universidade Federal de Santa Maria.

Micheli Bordoli Amestoy, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria e Professora colaboradora da mesma instituição.

Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e Professor da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

MATTOS, K. R. C. de .; AMESTOY, M. B.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. de . ENSINO REMOTO E PANDEMIA: apontamentos sobre a construção de um Currículo Emergencial de Ciências da Natureza. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–12, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.62523. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62523. Acesso em: 18 dez. 2024.