NOVOS PROJETOS DE CURRÍCULO

as práticas curriculares das Escolas Parque

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66117

Palavras-chave:

Currículo, Escola Parque, Práticas Curriculares

Resumo

O currículo é elemento estruturante da organização do trabalho pedagógico, do conheci­mento que permeia as ações docentes nas instituições de ensino. Diante do atual cenário sócio-político-educacional, marcado pelo avanço das políticas ultraconservadoras e ainda influenciado pelos impactos da pandemia da COVID-19, urge a necessidade do desenvolvimento de iniciativas de criações curriculares oxigenadas por movimentos e ações mais inclusivas, solidárias e emancipadoras. Por mais descrente que seja acreditar que essas propostas existem e podem ser propagadas, no Distrito Federal, acredita-se que as Escolas Parque apresentem construções curriculares que articulam-se a essas necessidades. Pretende-se refletir a respeito da proposta curricular de uma dessas escolas, localizada na Cidade de Ceilândia,  considerada iniciativa de resgate da crença educacional por mundos possíveis, onde projetos educacionais de educação integral reconheçam e valorizem a diversidade, a construção de saberes e a formação cidadã. Trata-se de estudo qualitativo, cujos dados foram produzidos por meio de análise de documentos, observações e entrevistas como professores.  Essa proposta curricular sustenta a função social da escola de ampliar as oportunidades de tempos e espaços formativos. Nas práticas curriculares educacionais é preciso também acentuar os acertos, não somente os erros, olhar para as conquistas, não apenas as dificuldades. É preciso exaltar o trabalho que traz vida às Escolas Parque. A educação precisa, entre tantas outras coisas, também de mais doses de otimismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Guilherme Ferreira, Universidade de Brasília, Brasil.

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília, professor de Eucação Física da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Edileuza Fernandes da Silva, Universidade de Brasília, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília e Professora da mesma instituição.

Lívia Gonçalves de Oliveira, Universidade de Brasília, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília e Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Referências

APPLE, Michael. Educando à direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.

APPLE, Michael. Ideologia e currículo. São Paulo: Artmed, 2008.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica, 2022: notas estatísticas.

CARBELLO, Sandra Regina Cassol. A organização escolar na perspectiva de Anísio Teixeira: a centralidade do trabalho docente. Tese (Doutorado). Faculdade de Ciências e Letras. Universidade Estadual Paulista. Araraquara, SP. 2016.

CARBELLO, Sandra Regina Cassol; RIBEIRO, Ricardo. Escola Parque: notas sobre a proposta de Anísio Teixeira para o ensino básico no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. v. 9 n. 2. 2014.

COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa (Org.). Educação integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Rio de Janeiro: FAPERJ, p. 89-99, 2009.

CORSETTI, Berenice; ECOTEN, Maria Cristina Furtado. A relação entre sociedade, estado e educação no brasil: uma reflexão a partir da contribuição de Anísio Teixeira. Cadernos de História da Educação – v. 13, n. 2 – jul./dez, p. 557-568, 2014.

CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. Professor polivalente: profissionalidade docente em análise. Curitiba: Appris, 2017.

FERNANDES, Enilda; CAMARGO, Paulo Edyr Bueno. A organização do trabalho didático na proposta da escola parque de Anísio Teixeira. Revista Histedbr. v. 17 n. 1 pg. 55-76. Campinas, SP. 2017.

FREITAS, Helena Costa Lopes. A nova política de formação de professores: prioridade postergada. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1203-1230, out. 2007.

FREITAS, Luis Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 7ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2005.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Quantidade-qualidade: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. In: SANTOS FILHO, José Camilo dos; GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007. p. 84-110.

GOHN, Maria da Glória Marcondes. A educação não-formal e a relação escola-comunidade. ECCOS – Rev. Cient., UNINOVE, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 39-65, 2004.

GOODSON, Ivor. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 35, Maio/Ago, 2007.

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação. Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia. Projeto Político Pedagógico. 2022.

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação. Regimento da rede pública de ensino do Distrito Federal, 2019.

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação. Currículo em Movimento da Educação Básica. Caderno Pressupostos Teóricos. p. 1-92, 2018a.

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação. Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia. Projeto Inicial. p. 1-52, 2014.

LEME, Deborah Raquel Rosin Delphino de Moraes. Conceituação e desenvolvimento da escola parque em Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo: de 1931 a 2013. Dissertação (Mestrado). Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, SP. 2013.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Tradução Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

OXFAM BRASIL. O vírus da desigualdade 2021. Disponível em: https://materiais.oxfam.org.br/o-virus-da-desigualdade Acesso em: 1 mar. 2023.

» https://materiais.oxfam.org.br/o-virus-da-desigualdade

PEREIRA, Eva. Warriors. Nas asas de Brasília, memórias de uma utopia educativa (1956-1964). Distrito Federal. Universidade de Brasília. 2011.

ROLDÃO, Maria do Céu. Profissionalidade docente em análise: especificidades dos ensinos superior e não superior. Nuances: Estudos Sobre Educação, ano XI, v. 12, n. 13, p. 105-126, jan./dez. 2005.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SAVIANI, Demerval. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavírus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 10, p. 01-25,e 020063,2020.

SAVIANI, Demerval. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Revista Movimento de Educação, ano 3, n. 4, 2016.

SILVA, Francisco Thiago. Contribuições e diálogos com a teoria crítica para o campo curricular no Brasil. In: SILVA, Francisco Thiago; CAMINHA, Viviane M. (org.). Currículo e teoria crítica: Resgatando diálogos. 1. ed. Brasília, DF: Kiron, 2021.

SILVA, Francisco Thiago; BORGES, Lívia Freitas Fonseca. Currículo, Narrativa E Diversidade: Prescrições Ressignificadas. In. SILVA, Francisco Thiago; MACHADO, Liliane Campos (Orgs.). Currículos, Narrativas e diversidade. - 1. ed. – Curitiba: Appris, 2019.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: Uma Introdução às Teorias de Currículo. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2011.

SOUZA, Edilson. Diálogos entre Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro – o projeto educacional de Brasília (1960) e o Programa Especial de Educação – I PEE Rio de Janeiro (1980). Tese (Doutorado). Universidade do Estado de Rio Janeiro, RJ. 2014.

SOUZA, Edilson. Um plano educacional para um novo tempo: Anísio Teixeira e as escolas classe/escola parque de Brasília. Caderno Eletrônico de Ciências Sociais. v. 3, n. 2 pg. 39-52. 2015.

VIEIRA, Elaine; VOLQUIND, Lea. Oficinas de Ensino: o quê, por quê? Como? 4. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Revista Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007.

Downloads

Publicado

26-04-2023

Como Citar

FERREIRA, G.; SILVA, E. F. da; OLIVEIRA, L. G. de. NOVOS PROJETOS DE CURRÍCULO: as práticas curriculares das Escolas Parque. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–16, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.66117. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/66117. Acesso em: 18 dez. 2024.