PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO NAS/DAS/COM AS REDES DOS COTIDIANOS ESCOLARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.68451

Palavras-chave:

Professores de Língua Portuguesa em formação, Pibid, Cotidianos escolares

Resumo

Este estudo valoriza nos processos formativos de professores, as astúcias, as singularidades e as subjetividades das práticaspolíticas nas/das/com as redes cotidianas escolares. Teve-se como objetivo principal problematizar as tramas de professores de Língua Portuguesa em formação, bolsistas egressos(as) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Federal do Amazonas (PIBID/UFAM), tecidas nas redes de saberesfazeres dos/nos/com os cotidianos de escolas públicas estaduais de Manaus-Am. A inspiração teórico-metodológico-política foi dos estudos dos/nos/com os cotidianos escolares no Brasil, sob a luz da teoria do cotidiano de Michel de Certeau. As imagens-narrativas relatam as práticaspolíticas dos currículos-formação das professoras produzidas nas tessituras coletivas de afetos, trocas, negociações e conflitos, que são potencialmente significativos à formação docente contínua.

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Biografia do Autor

Anaylle Queiroz Pinto, Rede Estadual de Ensino do Amazonas, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas e professora da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas.

João Luiz da Costa Barros, Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e professor da Universidade Federal do Amazonas.

Victor José Machado de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo e professor da Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

18-07-2024

Como Citar

PINTO, A. Q. .; BARROS, J. L. da C.; OLIVEIRA, V. J. M. de. PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO NAS/DAS/COM AS REDES DOS COTIDIANOS ESCOLARES. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e68451 , 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i2.68451. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/68451. Acesso em: 3 dez. 2024.