Feminismo na música: uma análise do videoclipe "Run The World (Girls)", de Beyoncé
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2017v24n1.31612Resumo
Este artigo discute a presença de signos visuais que remetem ao feminismo, no videoclipe “Run The World (Girls)”, da cantora Beyoncé. Para tanto, discute-se a história da mulher, a imagem como forma de linguagem, o surgimento do videoclipe e a carreira de Beyoncé. Os métodos de pesquisa utilizados neste estudo são documental e bibliográfico, e a observação e análise de um documentário da cantora, bem como de um videoclipe que é objeto deste estudo. Para discorrer sobre a história da mulher, utiiza-se Alves e Pitanguy (1985), Robles (2006) e Sarti (2004), para falar sobre os tipos de feminismo, Heywood (2010), Nye (1998), Nicholson (2010) e Garcia e Miranda (2012). Com o intuito de discutir a imagem como forma de linguagem, utiliza-se Dondis (1997), Aumont (1993) e Deleuze (1983). A análise é baseada na semiótica de Joly (1996) e Santaella (1983), com auxílio de Chevalier (1999), Mondro (2008) e Farina (2006). Através da análise de imagem das figuras do videoclipe foi possível identificar signos utilizados por Beyoncé para discutir feminismo com o público.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2018-01-12
Como Citar
ARAUJO, D. C. de; LOPES, B. Feminismo na música: uma análise do videoclipe "Run The World (Girls)", de Beyoncé. Revista Ártemis, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 179–188, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2017v24n1.31612. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/31612. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos