Análise do comportamento dos consumidores com relação à compreensão e entendimento das informações dos rótulos de alimentos

Denise Josino Soares, Luís Gomes de Moura Neto, Larissa Morais Ribeiro da Silva

Resumo


Os rótulos dos produtos alimentícios industrializados devem apresentar informações, regulamentadas por órgãos oficiais, que contribuam para a escolha adequada do produto pelo consumidor, do ponto de vista nutricional e que indiquem a forma correta de conservação e preparo. Os rótulos são também considerados o eixo de comunicação entre o consumidor e o produto, tendo relevante importância na aceitação e no consumo do alimento. O presente estudo avaliou o hábito de leitura e compreensão dos rótulos de produtos alimentícios, assim como de termos técnicos neles presentes pelos frequentadores de supermercados. As entrevistas foram realizadas com 240 pessoas. Os resultados demonstraram que mais de 60% dos entrevistados leem os rótulos e verificam a data de validade no momento da compra. Setenta por cento conhecem os termos técnicos, mas quando questionados, não sabem o que eles significam, principalmente consumidores com idade superior a 45 anos, evidenciando o excesso de linguagem técnica nos rótulos e a pouca divulgação sobre os componentes alimentares, alguns deles potencialmente alergênicos. A pesquisa demonstrou que é necessária uma orientação aos consumidores para que façam um melhor uso da rotulagem no ato da compra de produtos alimentícios.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25066/agrotec.v37i1.29961

Revista Agropecuária Técnica
ISSN impresso 0100-7467
ISSN online 2525-8990


Este periódico está indexado em:




Índice h (Google Scholar)=14


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional