GESTÃO DA INFORMAÇÃO ATRAVÉS DAS COMUNIDADES VIRTUAIS: novas perspectivas nas organizações contemporâneas

Autores

  • Euzébia Maria de Pontes Targino Muniz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mônica Marques Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Aborda a questão das comunidades virtuais como ferramenta de Gestão da Informação no âmbito das organizações. Dessa forma, enfoca assuntos correlatos a este fenômeno tais como Sociedade da Informação, o papel das organizações em sociedade, Gestão da Informação bem como o papel das comunidades virtuais no uso dos recursos informacionais. Objetiva em geral identificar o uso e a prática das comunidades virtuais nos ambientes organizacionais, visando analisar o seu uso na Gestão da Informação como uma ferramenta estratégica no compartilhamento e repasse de informação nas organizações, bem como apontar a sua eficiência como fator diferencial no desenvolvimento em potencial dos serviços e da equipe. A metodologia empregada foi a de pesquisa bibliográfica em fontes de informação pertinentes ao assunto tais como livros, periódicos, materiais eletrônicos, entre outros. Ressalta ao final que as comunidades virtuais possibilitam a potencialização da informação como recurso estratégico nas organizações permitindo gerar maior vantagem competitiva além de uma gestão da informação mais eficiente. Palavras-chave: Comunidades Virtuais. Gestão da Informação. Sociedade da Informação. Organização contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Euzébia Maria de Pontes Targino Muniz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN), especialista em Gestão de Sistemas de Informação (UFRN) e graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é bibliotecária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É integrante do Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (Pragma/UFRN).

Mônica Marques Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui mestrado em Ciência da Informação/Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização e Representação da Informação, Information Literacy, Gestão da Informação, Tecnologia da Informação.

Referências

ANGELONI, M. T.; DAZZI, M. C. S. A era do conhecimento. In.: SILVA, R. V.; NEVES, A. (org.). Gestão de empresas na era do conhecimento. São Paulo: Serinews, 2004.

BAUREN, Ilse Maria. Gerenciamento da Informação: um recurso estratégico no processo de gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 1998.

BRYAN, L.; JOYCE, C. The 21st : century organization. McKinsey Quartely, October, 2005.

CARVALHO, Mônica Marques. Gestão da Informação. Natal: UFRN, 2008. (Notas de aula)

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação. 5. ed. São Paulo: Futura, 2002.

FERREIRA, Ademir Antonio; REIS, Ana Carla Fonseca; PEREIRA, Maria Isabel. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

FLEURY, Afonso Carlos Corrêa; FLEURY, Maria Tereza Leme. Aprendizagem e inovação organizacional: as experiências de Japão, Coréia e Brasil. São Paulo: Atlas, 1997.

LAPA, Eduardo. Comunidades Virtuais nas empresas. Disponível em: http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/rh/artigos/240303-gestao_conhecimento_informal2.shtm. Acesso em: 19 jan. 2008.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LIMA, Maísa Pieroni de. Comunidades de aprendizagem em meios organizacionais. In: CARVALHO, Isomir Machado de; MENDES, Sérgio Peixoto; VERAS, Viviane Muniz (org.) Gestão do conhecimento: uma estratégia empresarial. Brasília: SERPRO, 2006.

McGRILL, Michel E; SLOCUM, John W. A empresa mais inteligente: como construir uma empresa que aprende e se adapta às necessidades do mercado. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

MORESI, E. A. D. Delineando o valor do sistema de informação de uma organização. Ciência da Informação, vol. 29, n. 1, p. 14-24, 2000.

NEGROPONTE, N. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

PONTES, Euzébia Maria; SANTOS, Mônica Karina. O uso das redes sociais no âmbito das bibliotecas universitárias federais brasileiras. In.: XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação: Sistemas de Informação, multiculturalidade e inclusão social. Maceió, Alagoas, 07 a 10 de Agosto de 2011.

SENGE, Peter M. et al. A quinta disciplina: estratégias para construir uma organização que aprende. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1994.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Comunidades Virtuais: um fenômeno na sociedade do conhecimento. São Paulo: Ed. Érica, 2002.

TAPSCOTT, Don, WILLIAMS, Anthony D. Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.

TEIXEIRA FILHO, Jayme. Comunidades Virtuais. Rio de Janeiro: SENAC, 2003.

TEIXEIRA FILHO, Jayme. Gestão do Conhecimento e E-learning na prática. In: CINTRA, Hermano José Marques. Comunidades Virtuais: Alguns Conceitos e Casos Práticos. Editora: Elsevier Ltda., Rio de Janeiro, 2003.

TOMAÉL, Maria Inês. Redes de Conhecimento. DataGramaZero Revista de Ciência da Informação, v.9 n.2 abr., 2008.

WENGER, E. et al. Cultivating communities of practice. Harvard Business Review, jan. fev. 2002.

WHITAKER, Randal. Gerenciando o contexto nos processos de conhecimento da empresa. In: KLEIN, David A. A Gestão Estratégica do Capital Intelectual. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 1998.

Downloads

Publicado

2013-12-30