Um estudo sobre a formação do bibliotecário e a prática no serviço de referência
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2021v17n4.61372Resumo
O artigo apresenta um estudo sobre o currículo de biblioteconomia, com foco no serviço de referência, e prática do profissional do citado serviço. O objetivo é o de compreender qual é a influência do currículo de biblioteconomia na prática cotidiana do bibliotecário de referência, de forma a verificar como se dá tal prática profissional frente ao aprendizado teórico da graduação em biblioteconomia. Para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizada uma entrevista semiestruturada em profundidade com oito bibliotecários de bibliotecas públicas, escolares, universitárias e especializadas, que atuam no setor de referência. Adotou-se, ainda, a observação dos participantes no próprio local de trabalho. Os resultados apontaram que as disciplinas cursadas na graduação têm pouca influência na prática, e há outros fatores considerados importantes, como os estágios e a experiência da prática diária. Contudo, com a observação, verificou-se que teorias são aplicadas à prática, o que é notável por meio do atendimento diferenciado e mais qualificado do bibliotecário de referência.