Entrevista Dossiê | AS DIFERENÇAS SOCIO-IDENTITÁRIAS NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: o papel de práticas antidiscriminatórias como estratégia interseccional de proteção dos direitos das comunidades LGBTQIA+ no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n31.67613.p145-159

Palavras-chave:

diferenças socio-identitárias, práticas antidiscriminatórias, proteção de direitos, comunidades LGBTQIA

Resumo

Consciente de sua responsabilidade como docente em contexto de defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, Antonella Galindo, primeira professora trans da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem dedicado sua carreira a questões humanitárias, quer seja no ensino, na pesquisa ou na extensão, com ênfase particular na visibilização de temáticas e desafios para a construção de uma sociedade mais justa e equânime, onde a LGBTQIA+fobia não tenha espaço em face dos valores do atual Estado Democrático de Direito. A esses desafios se somam seu papel na gestão, outro exemplo de seu pioneirismo, no cargo de vice-diretora da Faculdade de Direito do Recife (FDR), desde abril de 2023, por meio do qual almeja estreitar o contato da UFPE, particularmente da FDR, com a sociedade, assim como também objetiva dar a devida atenção a pautas de grupos sociais minorizados. Antonella colaborou/colabora com diversos Programas de Pós-graduação lato e stricto sensu em Direito e ciências afins, tais como os da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, da Universidade Federal de Alagoas, da Universidade do Vale do Rio Sinos (UNISINOS) e da Universidade Autónoma de Lisboa (Portugal), bem como com grupos de pesquisa nacionais e internacionais, a exemplo do Oxford Transitional Justice Research e do Public International Law Group, ambos da Universidade de Oxford (Reino Unido). Tem experiência na área jurídica, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: constituição, princípios constitucionais, direitos fundamentais, direito antidiscriminatório, justiça de transição, dentre outros. Em postura interdisciplinar, tem buscado estabelecer associações teóricas com a filosofia e a teoria geral do direito, além da ciência política e da teoria do Estado.  Por fim, vale ressaltar que Antonella Galindo também teve seu nome mencionado por boa parte da comunidade jurídica como uma das possíveis mulheres aptas a ocupar a vaga de Ministra do STF aberta com a aposentadoria da Ministra Rosa Weber. É com alegria e gratidão que inicio esta entrevista, que, assim espero, possa servir de inspiração para o público em geral, e principalmente para pessoas cujas subjetividades não normativas têm sido utilizadas para lhes negar acesso a espaços de atuação nos diversos âmbitos da sociedade contemporânea. Esta entrevista foi iniciada em 28 de junho e finalizada em 10 de agosto de 2023, por meio de conversas em aplicativo de comunicação instantânea e trocas de mensagens por e-mail, possibilitando, assim, tempo para reflexão e posterior escrita tanto das respostas como das perguntas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonella Bruna Machado Torres Galindo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora associada e vice-diretora da Faculdade de Direito do Recife e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito, ambos na UFPE. Tem experiência na área jurídica, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: constituição, princípios constitucionais, direitos fundamentais, direito antidiscriminatório, justiça de transição, Sistema Interamericano de Direitos Humanos, União Europeia, Mercosul, jurisdição constitucional e outros. Lattes.

Fábio Alexandre Silva Bezerra, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Língua Inglesa e Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e PhD em Linguística pela University of Sydney (USYD). Tem pós-doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde é professor associado do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística, além de liderar o GEPLAM – Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Sistêmico-Funcional, Análise Crítica do Discurso e Multimodalidade/Multiletramentos (UFPB/CNPq). Suas pesquisas enfatizam os estudos identitários em perspectivas transviada, interseccional e descolonial, as análises sistêmico-funcionais, sociossemióticas e críticas do discurso multimodal, os multiletramentos e a formação docente. Lattes.

Downloads

Publicado

2023-12-11