A intelectualidade popular em dois romances africanos de língua portuguesa

Autores

  • Giselle Rodrigues Ribeiro

Palavras-chave:

intelectualidade, discurso crítico, personagem popular, literatura africana de língua portuguesa, questão racial

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o comportamento crítico das personagens da literatura africana de língua portuguesa Régulo Bsum Nanki, do romance A última tragédia, e Arcanjo Mistura, do romance O outro pé da sereia, considerando o modo como se relacionam socialmente, para ponderar sobre o discurso crítico que revelam enquanto personagens populares. Para tanto, nosso subsídio teórico compreendeu, principalmente, as teorizações de Said (1994) e de Santos (2000). Concluiu-se, tangendo à questão racial levantada pelos personagens, que esta pode ser abordada com um viés diferenciado por já se conseguir transcender as oposições binárias que costumam permear os debates raciais que se dão desde o processo colonizatório ocorrido nos países do Sul. Esta nova abordagem surge consubstanciada no discurso de Arcanjo Mistura, que, contemporaneamente, nos remete ao discurso do candidato à presidência nos Estados Unidos Barack Obama, em detrimento do enfoque bipolarizado enunciado pelo Régulo, personagem de um tempo histórico mais antigo. Ressalta-se que a nova focalização do assunto surge como uma conseqüência da emergência de subjetividades rebeldes que acreditam na modificação do futuro, dando corpo a uma esperança mais ativa e ambígua que se converte na ação presente, visando à modificação do que está em um momento além.

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Referências

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Publicado

27.03.2010

Edição

Seção

Artigos do Dossiê