Irmãs de sangue, rivais (sem sempre) no amor: a solidariedade anunciada em Os sete Gatinhos

Autores

  • Valéria Andrade

Palavras-chave:

Triângulo amoroso, irmãs, solidariedade entre mulheres, Guilhermina Rocha, Nelson Rodrigues

Resumo

Volúpia e Os sete gatinhos, textos teatrais escritos, respectivamente, por Guilhermina Rocha e Nelson Rodrigues, tematizam o triângulo amoroso entre um homem e duas irmãs, trazendo à cena questões ligadas às relações de rivalidade/solidariedade entre mulheres, discutidas aqui a partir das tensões vividas por elas em resposta às contradições de uma moral sexual que as coloca em posição de inimigas potenciais umas das outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Júlia Lopes de. A herança. Jornal do Commercio, 1909.

_____. Teatro. Porto: Renascença Portuguesa, 1917.

ANDRADE, Valéria. Guilhermina Rocha. In: MUZART, Zahidé Lupinacci (Org.). Escritoras brasileiras do século XIX. Vol. II. Florianópolis: Mulheres/EDUNISC, p. 1075-1103, 2004.

MACIEL, Diógenes André Vieira; ANDRADE, Valéria (Orgs.). Dramaturgia fora da estante. João Pessoa: Idéia, 2007.

BASSANEZI, Carla. Mulheres dos Anos Dourados. In: PRIORE, Mary Del (Org.). São Paulo: Contexto, 1997, p. 607-639.

BESSE, Susan K. Crimes passionais: a campanha contra os assassinatos de mulheres no Brasil: 1910- 1940, Revista Brasileira de História (A mulher no espaço público), São Paulo, v. 9, n. 18, p. 181-197, 1989.

CORRÊA, Mariza. Os crimes da paixão. São Paulo: Brasiliense, 1981.

COSTA, Rachel de Hollanda. E por falar de flores e espinhos... uma linguagem de amor e sedução”. In: SIQUEIRA, Elizabeth S. et al. Um discurso feminino possível. Pioneiras da imprensa em Pernambuco (1830-1910). Recife: Ed. UFPE, 1995.

MAGALDI, Sábato. Nelson Rodrigues: dramaturgia e encenações. São Paulo: Perspectiva, 1992.

ROCHA, Guilhermina. Volúpia: drama em três atos. Rio de Janeiro: Pimenta de Mello, 1914.

RODRIGUES, Nelson. Teatro completo: volume único. Organização geral e prefácio, Sábato Magaldi. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

SOUTO-MAIOR, Valéria Andrade. Entre/linhas e máscaras. A formação da dramaturgia brasileira de autoria feminina no Brasil do século XIX. 2001. Tese (Doutorado em Letras). Programa de Pós- Graduação em Letras, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba.

VASCONCELOS, Eliane. “Não as matem”. In: XAVIER, Elódia (Org.). Anais do VI Seminário Nacional Mulher e Literatura. Rio de Janeiro: NIELM/UFRJ, 1996, p. 200-207.

Downloads

Publicado

01.01.2007