O despertar da primavera: pelos desfiladeiros da sexualidade

Autores

  • Maria Silvia Antunes Furtado
  • Flávia Trocoli

Palavras-chave:

O despertar da primavera, Adolescência, Sexualidade, Drama, Literatura, Psicanálise

Resumo

O despertar da primavera, de Frank Wedekind, escrita em 1890, chamou a atenção tanto de Freud quanto de Lacan, que se dedicaram a investigá-la, deixando pistas teóricas que abrem portas para o diálogo entre o aspecto literário da dramaturgia e a teoria psicanalítica. Melchior, Moritz e Wendla protagonizam suas questões subjetivas em diferentes formas discursivas nesse momento específico de suas vidas em que ocorre a passagem da infância para a vida adulta. O advento do sexual nos sonhos e devaneios apresenta-se como fio condutor da peça e objeto de investigação do trabalho, na relação com os destinos dos protagonistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREUD, Sigmund. “As transformações da puberdade.” In: Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Seção III, v. VII. 2ª ed. OPCSF. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Imago, 1989.

LACAN, Jacques. “Subversão do sujeito e dialética do desejo.” In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1998.

____. “Prefácio a O despertar da primavera.” In:Outros escritos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

____. “Homenagem a Marguerite Duras pelo O arrebatamento de Lol V. Stein.” In: Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2003.

____. “De um Outro ao outro” (Seminário 1969-1969). Publicação não comercial exclusiva para os membros do CEF. Recife, 2004.

LOPES, Arlete Garcia. SARUÉ, Sofia. “O despertar da primavera: um tempo lógico.” In: Revista HanS nº 1: Direção da cura – psicanálise com criança e adolescente. Rio de Janeiro: Letra Freudiana, Ano X, nº 9. Sem data.

____. “A adolescência e o tornar-se adolescente.” In: Revista HanS nº 1: Direção da cura – psicanálise com criança e adolescente. Rio de Janeiro: Letra Freudiana, Ano X, nº 9. Sem data.

MELMAN, Charles et alli. Adolescente, sexo e morte. Org. Conceição Beltrão Fleig. Porto Alegre: CMC, 2009.

MORAIS, Maria de Fátima Belo de; LYRA, Maria Amélia Alves de (Orgs). “O sonho adolescente.” In: A criança e o adolescente no século XXI: desafios psicanalíticos, políticos e sociais. Congresso Internacional de Recife, 2008.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

VANDERMERSCH, Bernard. “Pulsão e gozo.” In: A pulsão na psicose: oralidade, mania e melancolia. Rio de Janeiro: Tempo Freudiano, 2009.

WEDEKIND, Frank. O despertar da primavera. 3ª ed. Trad. Maria Adélia Silva Melo. Lisboa: Editora Estampa, 2008. Notas Biográficas de Frank Wedekind em: http://contigoteatro.blogspot.com/ 2007_02_01_archive.html. Página capturada em 11/06/2010.

Downloads

Publicado

07.04.2011

Edição

Seção

Artigos do Dossiê