Informação arqueológica de Ingá: preservação, acesso e uso a partir de um ambiente virtual

Autores

  • Liliane S. Machado Universidade Federal da Paraíba.
  • Carlos. Xavier Azevedo Netto Universidade Federal da Paraíba.
  • Thaíse K.L. Costa Universidade Federal da Paraíba.
  • Ronei M. Moraes Universidade Federal da Paraíba.
  • Pablo Rodrigues Rosa Universidade Federal da Paraíba.
  • Pablo C. P. Laranjeiras Universidade Federal da Paraíba.
  • Daniel P. S. Medeiros Universidade Federal da Paraíba.
  • Eduardo L. Falcão Universidade Federal da Paraíba, Brasil.
  • Andson P. Belo Universidade Federal da Paraíba.
  • Herminegildo R. R. Netto Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Palavras-chave:

Informação arqueológica. Sítio arqueológico. Sítio virtual. Itacoatiaras do Ingá. Patrimônio cultural.

Resumo

A preservação do patrimônio histórico está associada a um conjunto de ações que envolvem governo e sociedade. Por meio do uso das tecnologias da informação e comunicação tornou-se possível reconstruir, registrar, divulgar e informar sobre sítios arqueológicos espalhados pelo mundo. Neste contexto, a distância deixou de ser um aspecto impeditivo e sistemas computacionais conectados à rede mundial de computadores permitem estender o acesso a sítios arqueológicos para difundir conceitos de sustentabilidade, preservação e valor histórico, dentre outros. Neste artigo é apresentado um trabalho realizado com o sítio arqueológico Itacoatiaras do Ingá, localizado na cidade de Ingá, no estado da Paraíba, Brasil. A partir da coleta de informações, foi realizado um estudo para categorizar tais informações e compor um ambiente tridimensional multimídia voltado à visitação virtual. Para isto foi reunida uma equipe multidisciplinar para desenvolver um sítio virtual voltado à divulgação do sítio arqueológico Itacoatiaras do Ingá por meio de um cenário tridimensional composto por imagens, textos e entrevistas sobre o local, sua história e suas estórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane S. Machado, Universidade Federal da Paraíba.

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, Brasil. professora do departamento de Informática da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Carlos. Xavier Azevedo Netto, Universidade Federal da Paraíba.

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Bolsista de produtividade do CNPq.

Thaíse K.L. Costa, Universidade Federal da Paraíba.

Mestre em Informática pela Universidade Federal da paraíba, Brasil. professora da Universidade Federal da paraíba, Brasil.Pesquisadora do LABTEV da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Ronei M. Moraes, Universidade Federal da Paraíba.

Doutor em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Brasil. Professor do Departamento de Estatística da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Pablo Rodrigues Rosa, Universidade Federal da Paraíba.

Mestre em Manejo do Solo e Água pela Universidade Federal da paraíba, Brasil. Pesquisador do LABTEV da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Pablo C. P. Laranjeiras, Universidade Federal da Paraíba.

Licenciado em História pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Mestrando em Comunicação na Universidade Federal da Paraíba, Brasil. pesquisador do LABTEV da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Daniel P. S. Medeiros, Universidade Federal da Paraíba.

Bacharel em em Ciência da Computação na Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Pesquisador do LABTEV da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Eduardo L. Falcão, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Bacharel em em Ciência da Computação na Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Pesquisador do LABTEV da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Andson P. Belo, Universidade Federal da Paraíba.

Bacharel em em Ciência da Computação na Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Pesquisador do LABTEV da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Herminegildo R. R. Netto, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Bacharel em em Ciência da Computação na Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Pesquisador do LABTEV da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-09-22

Como Citar

Machado, L. S., Azevedo Netto, C. X., Costa, T. K., Moraes, R. M., Rosa, P. R., Laranjeiras, P. C. P., Medeiros, D. P. S., Falcão, E. L., Belo, A. P., & R. Netto, H. R. (2012). Informação arqueológica de Ingá: preservação, acesso e uso a partir de um ambiente virtual. Informação &Amp; Sociedade, 22. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/13777

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa