Disseminação seletiva da informação: análise da literatura publicada no período de 1958-2012

Autores

  • Thiago Gomes Eirão Câmara dos Deputados, Congresso Nacional
  • Murilo Bastos da Cunha Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Disseminação seletiva da informação, RDF Site Summary, Really Simple Syndication, Rich Site Summary, RSS.

Resumo

Trata sobre a disseminação seletiva da informação (DSI) e sua evolução e prestação do serviço ao longo de cinquenta e quatro anos (1958-2012). O artigo apresenta os resultados coletados por meio de busca bibliográfica em três fontes internacionais de informação: Library Information Science Abstract (LISA), Annual Review of Information Science and Technology (ARIST) e Journal of Documentation, acerca da disseminação seletiva da informação e da tecnologia RSS em bibliotecas. Os resultados demonstram que houve um número significativo de artigos publicados em vários idiomas e revistas sobre os temas especialmente na década de 1970 e que após um período de queda, as publicações voltaram a aumentar principalmente com a proximidade do relacionamento entre RSS e DSI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Gomes Eirão, Câmara dos Deputados, Congresso Nacional

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Analista Legislativo da Câmara dos Deputados do Congresso Nacional, Brasil.

Murilo Bastos da Cunha, Universidade de Brasília

Doutor em Library and Information Science pela Universidade de Michigan, EUA. Professor Titular da Universidade de Brasília, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-04-02

Como Citar

Eirão, T. G., & Cunha, M. B. da. (2013). Disseminação seletiva da informação: análise da literatura publicada no período de 1958-2012. Informação &Amp; Sociedade, 23(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/15756

Edição

Seção

Artigos de Revisão