Domínios científicos: mapeamento de áreas do conhecimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Autores

  • Roberto Mario Lovón Canchumani Programa de Pós Doutorado em Ciência da Informação, IBICT-UFRJ
  • Jacqueline Leta UFRJ
  • Antonio MacDowell de Figueiredo UFRJ

Palavras-chave:

Domínios Científicos, Áreas do Conhecimento, Bibliometria, UFRJ, Mapas da Ciência

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo mapear os domínios científicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), identificando as principais áreas de conhecimento da instituição. Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, envolvendo informações de áreas vinculadas à produção científica dos programas de pós-graduação da UFRJ, que utiliza técnicas bibliométricas e de análise de redes a partir das medidas de co-ocorrência. O trabalho investigou 30.669 registros recuperados da base de dados institucional, EspaçoSIGMA.UFRJ, de artigos publicados em periódicos no período de 2001 a 2012. Os resultados mostram as principais áreas temáticas da UFRJ, destacando-se com maior quantidade de registros: Medicina, Química, Bioquímica, Zoologia, Microbiologia, Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Metalúrgica. Além destas, encontramos também destacada presença de registros nas áreas de Letras, História, Educação, Psicologia. Outro aspecto observado foi o nível de interação entre as áreas: em torno de 30% dos artigos publicados são vinculados a mais de uma área de conhecimento. Verificou-se uma dinâmica de interação entre áreas, na qual se destacam: Ciências da Saúde, Engenharias e Ciências Humanas. O desdobramento das grandes áreas permitiu identificar aspectos mais específicos da interação entre as mesmas, possibilitando o mapeamento de comunidades de áreas de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Mario Lovón Canchumani, Programa de Pós Doutorado em Ciência da Informação, IBICT-UFRJ

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Jacqueline Leta, UFRJ

Doutora em Química Biológica Gestão Educação e Difusão Em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Antonio MacDowell de Figueiredo, UFRJ

Doutor em Thermische Verfahrenstechnik pelo Universitaet Stuttgart, Alemanha. Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. 

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Lovón Canchumani, R. M., Leta, J., & Figueiredo, A. M. de. (2017). Domínios científicos: mapeamento de áreas do conhecimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Informação &Amp; Sociedade: Estudos, 27(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/33286

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa