Itinerários filosóficos da Ciência da Informação no Brasil: o pioneirismo do IBICT e a propagação das ideias
Palavras-chave:
Ciência da informação. Pesquisas teóricas na Ciência da Informação. Filosofia da Ciência da Informação. Programas de Pós-Graduação em Ciência da informação. Rafael Capurro.Resumo
Análise, sob a abordagem da epistemologia histórica, do surgimento, desenvolvimento e estágio atual de pesquisas fundamentadas ou com foco em Filosofia, na Ciência da Informação e seu objeto, relacionando-as a pesquisadores, fatos, eventos e influências nacionais e do exterior. O mestrado em Ciência da Informação do IBICT, introdutor dos estudos filosóficos, é traçado na sua trajetória acadêmica, bem como os demais Programas, nas suas áreas de concentração e linhas de pesquisa, para verificação da presença de estudos filosóficos. A análise incluiu, ainda, as instituições e eventos que propiciaram o desenvolvimento de pesquisas na área, como a ANCIB e os ENANCIB. A pesquisa é finalizada por uma análise da influência do pensamento de Rafael Capurro na produção científica deste campo do conhecimento, evidenciada por análise de citação nos ENANCIB. Os resultados demonstram a expansão de estudos teóricos, o seu aprofundamento e, consequentemente, maior densidade teórica no estatuto científico da Ciência da Informação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.