Cruzando fronteiras na sociedade da desinformação: a busca dos refugiados por cidadania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n2.50227

Resumo

A ampliação do acesso e a difusão de informações não colaborou com a paz, segurança e liberdade, não evoluiu para a globalização da solidariedade, da comunhão e do livre fluxo de pessoas. Pelo contrário, as nações emergentes comercialmente e os fluxos pelas fronteiras são tratados, cada vez mais, como um problema e ameaça. Diante deste cenário, o presente artigo procura desenvolver uma análise a partir da identificação de relações entre as migrações humanas e modelos de desinformação, a fim de colaborar com a discussão sobre a busca dos refugiados por cidadania. Trata-se de articulação analítica entre dados coletados de uma pesquisa e os conceitos de desinformação, de natureza qualitativa e de caráter bibliográfico. A partir de narrativas coletadas em um centro de acolhida de refugiados e solicitantes de refúgio, na Cidade do Rio de Janeiro, procura-se relacioná-las às chamadas táticas de desinformação, evidenciando sua influência nos processos de acolhimento humanitário e na luta por cidadania dos refugiados. A consciência sobre as consequências fomentadas pela desinformação desmonta distorções informativas, colaborando para a transformação social como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruno Macedo Nathansohn, Rede Latino-Americana de Geopolítica e Estratégia (RELAGE/CENEGRI)

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Graduação em Arquivologia. Mestrado em Ciência da Informação pela UFRJ.  Graduação em Sociologia e Política.

Anna Cristina Caldeira de Andrada Sobral Brisola, PPGCI/IBICT/UFRJ

Doutoranda em Ciência da Informação - IBICT/UFRJ (Previsão de conclusão em 2021/1) Mestre em Ciência da Informação - IBICT/UFRJ - 2016/1 Formada em Comunicação Social - Jornalismo na UNISUAM em 2012/2. Formada em Comunicação Social - Publicidade da UNISUAM em 2013/2. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, Editoria e Assessoria de comunicação. e imprensa. Membro do grupo de pesquisa Perfil-i (Perspectivas Filosóficas em Informação) Integrante do EMERGE - Centro de Pesquisa e Produção em Comunicação e Emergência Membro do grupo de pesquisa ESCRITOS Pesquisas com enfoque em Competência Crítica em Informação,Desinformação, Fake News, Cidadania, participação cidadã, meio digital.

Publicado

2020-11-05

Como Citar

Nathansohn, B. M., & Brisola, A. C. C. de A. S. (2020). Cruzando fronteiras na sociedade da desinformação: a busca dos refugiados por cidadania . Informação &Amp; Sociedade, 30(3), 1–16. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n2.50227

Edição

Seção

Artigos de Revisão