A biblioteca escolar no âmbito da saúde infantil
Resumo
A atuação do bibliotecário como agente informacional, tem entre seus contributos ações para conscientizar as pessoas por uma vida mais saudável. Neste sentido, objetivou-se evidenciar a relevância do bibliotecário no ambiente escolar e, especificamente, investigar as ações de promoção à saúde infantil e, propor atividades de mediação da informação e do conhecimento a respeito das práticas de higienização das mãos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e descritiva, pautada em abordagens quantitativa e qualitativa, a partir da pesquisa investigativa survey, concretizada por meio de questionário enviado para 121 instituições municipais de ensino de Londrina (PR). Indica-se uma lacuna, no que tange a presença de um bibliotecário escolar nas instituições pesquisadas e as atividades relacionadas à higienização das mãos, quando desenvolvidas, são aplicadas pelos professores. Ações como a higiene das mãos, quando desenvolvidas pelo bibliotecário escolar, ao considerar sua formação, impactam positivamente na promoção da saúde infantil.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2006.
ANTUNES, Arnaldo. Lavar as mãos (mão) [Documento sonoro]. [S.l.]: Arnaldo Antunes, c2023. 1 música (1 min). Disponível em: https://www.arnaldoantunes.com.br/lavar-as-maos. Acesso em: 23 jun. 2023.
ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Higienização das mãos em serviços de saúde. 2009. 1 pdf. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2009. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/bvsms/. Acesso em: 22 jul. 2023.
ARAÚJO, Emily Lima Galdino de.; VILA, Monise Danielly Pessoa. A biblioteca e suas tipologias. In: CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE, 13., 2019. Natal, RN. Anais [...].Natal, RN: CONGESP, 2019. p. 1-12. Disponível em: http://congesp2019.rn.gov.br/anais/publiatuais/27.pdf. Acesso em: 22 jul. 2023.
BENEDUCE, Fábio Cezar Aidar. Tilimpim. 3. ed. Aquiraz: Iteva, 2019. Disponível em: https://iteva.org.br/download/livroscdf/3edicao2019/Inf_V_Tilimpim_O_ Garoto_Lim pinho.pdf. Acesso em: 3 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Glossário do Ministério da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_ms.pdf. Acesso em: 14 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de vigilância epidemiológica: emergência de saúde pública de importância Nacional pela doença pelo coronavírus 2019. Brasília: Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/publicacoes-tecnicas/guias-e-planos/guia-de-vigilancia-epidemiologica-covid-19. Acesso em: 12 jun. 2023
BRASIL. Ministério da Saúde. Higienização das mãos. Higienização das mãos em serviços de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/servicosdesaude/prevencao-e-controle-de-infeccao-e-resistencia-microbiana/higienizacao-das-maos-1/copy_of_higienizacao-das-maos. Acesso em: 24 fev. 2024.
CALDIN, Clarice Fortkamp. Reflexões acerca do papel do bibliotecário de biblioteca escolar. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Florianópolis, SC., v. 10, n. 2, p. 163-168, jan./dez., 2005. Disponível em: https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/download/431/549?inline=1. Acesso em: 22 jul. 2023.
CAMPOS, Daniel Cavalcanti. Vírus malvadão e as crianças poderosas. Natal, RN: Fundação José Augusto, 2020. Disponível em: https://ondacultural.wixsite.com/livro. Acesso em: 22 ago. 2022.
CAMPELLO, Bernadete. A biblioteca escolar como espaço de aprendizagem. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca; COSSON, Rildo. (coord.). Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 127-142. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7841-2011-literatura-infantil-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 27 fev. 2024.
CAMPELLO, Bernadete Santos; CALDEIRA, Paulo da Terra; ALVARENGA, Maura; SOARES, Laura Valladares de Oliveira. Situação das bibliotecas escolares no Brasil: o que sabemos? Biblioteca Escolar em Revista, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–29, 2012. DOI: 10.11606/issn.2238-5894.berev.2012.106555. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106555. Acesso em: 11 mar. 2024.
CARVALHO, Maria da Conceição. Educação de usuário em bibliotecas escolares: considerações gerais. Revista Biblioteconomia. Brasília, v.9, n. 1, p. 22-29, jan./jun.,1981. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/30058/25537. Acesso em: 27 fev. 2024.
CAVALCANTE, Lina Borges; MACHADO, Karynne Milhomem Sousa Holme; RODRIGUES, Adelmo Martins; FREIRE, Pollyana Carvalho; SILVA JÚNIOR, Ivaldo Inácio. Higiene: uma abordagem no contexto infantil. In: CONGRESSO INTERDISCIPLINAR: Responsabilidade, Ciência e Ética, 4., 2017, Goianésia, GO. Anais […] Goianésia, GO., 2018. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/cifaeg/article/view/565. Acesso em: 14 mar. 2024.
COELHO, Betty. Contar histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 2000.
DAYNES, Katie. O que são germes? meu livrinho dos porquês. [S.l.]: Usborne, 2020.
FARIAS, Fabíola Ribeiro; BRITO, Luiz Percival Leme. A lei n. 12.244 e sua concepção de biblioteca escolar: uma análise. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 12, n. 3, p. 826-836, set./dez.,2019. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/19155/23549. Acesso em: 14 mar. 2024.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC. Apostila. 2002. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012-1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf. Acesso em: 14 mar. 2024.
FREITAS, Henrique; OLIVEIRA, Mírian; SACCOL, Amarolinda Zanela; MOSCAROLA, Jean. O método de pesquisa survey. RAUSP Management Journal, v. 35, n. 3, jul./set. 2000. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/16542/o-metodo-de-pesquisa-survey/i/pt-br. Acesso em: 11 mar. 2024.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019. 248p.
GONÇALVES, Fernanda Denardin; CATRIB, Ana Maria Fontenele; VIEIRA Neiva Francenely Cunha; VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza. A promoção da saúde na educação infantil. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. [S.l.], vol. 12, n. 24, p.181-92, jan./mar.,2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/mrv3zN4qwNhn3mjJDFDR8Sd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 mar. 2024.
GRAZIOLI, Fabiano Tadeu; DEBUS, Eliane Santana Dias. A leitura literária na Educação Infantil: espaços, tempos e acervos. Textura, v. 19 n.39, p. 134-152, jan./abr.,2017.
Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1758/2035. Acesso em: 28 fev. 2024.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e Estados. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pr/londrina.html. Acesso em: 14 mar. 2024.
IFLA - FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS E INSTITUIÇÕES. Manifesto IFLA/Unesco para biblioteca escolar. [S. l.]: IFLA, 1999.
LAVANDO as mãos com Juca Machuca. Lavando as mãos com Juca Machuca [Registro de vídeo]. Realizadora Juçara Batichoti. [S. l.]: Youtube Kids, 2020. [Consult. 8 mar. 2023]. 1 vídeo (3 min.): color., son. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Sx4MsyxKIMw. Acesso em: 14 jun. 2023.
LOUVISON Eliana. Conte outra vez: histórias infantis para formação das crianças. Londrina: Kabila, 2010.
MATOS, Magna Diniz. Binho. 2. ed. Belo Horizonte: Dimensão, 1995.
NAÇÕES UNIDAS. (Brasil) Objetivos do desenvolvimento sustentável/ saúde e bem-estar. [site da internet]. Brasília: Nações Unidas, 2024. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 14 mar. 2024
NUNES, Martha Suzana Cabral; SANTOS, Flaviana de Oliveira. Mediação da leitura na biblioteca escolar: práticas e fazeres na formação de leitores. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 25, n. 2, p. 3-28, jun., 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/142182. Acesso em: 14 mar. 2024.
OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Tópicos de saúde. Geneva: WHO, c2022. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/. Acesso em: 14 mar. 2024.
PEREIRA, Gleice; COLA, Roberta; COSTA Fabiola Pereira. A biblioteca escolar expressa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: a análise do documento e a identificação do contexto da biblioteca escolar. RICI: R. Ibero-amer. Ci. Inf., Brasília, v. 14, n. 3, p. 808-823, set./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/36842/31364. Acesso em: 23 jul. 2023.
PROFESSORA cria histórias lúdicas para ensinar crianças sobre o coronavírus
[Vídeo]. Realizadora Anna Paula Brito. [S. l.]: Youtube Kids, 2020. 1 vídeo (2 min.): color., son. Disponível em: https://youtu.be/TDuOUB7SgAs. Acesso em: 5 dez. 2022.
RABELO, Camila Regina Oliveira; PINTO, Virginia Bentes. Tendências nos estudos de representação temática da informação: uma revisão integrativa dos artigos científicos indexados na brapci. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 66-88, 2019. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/114177.Acesso em: 04 out. 2020
RENATO, Robson; SILVA, Fendy. João lave as mãos. Timbú, 2021. Disponível em: https://fendy.com.br/joao-lave-as-maos-1. Acesso em: 22 jun. 2023.
SANDRINI, Laura Constância; MACHADO, Luiz Raul. R. A criança e o livro: guia prática de estímulo da leitura. 2. ed. São Paulo: Ática, 1987.
SANTOS, Suelen Katerine A. Meus hábitos: higiene e saúde. Blumenau: Todolivro, 2018.
WALTY, Ivete Lara Camargos; FONSECA, Maria Nazareth Soares; CURY, Maria Zilda Ferreira. Palavra e imagem: leituras cruzadas. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
WEISS, Elfy Margrit Göhring. O cuidado na educação infantil: contribuições da área da saúde. Perspectiva, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 99–108, jan./jun.,1999. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10550. Acesso em: 23 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.