A PRÁXIS PEDAGÓGICA NA ESCOLA BÁSICA:
CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA PARA RECONFIGURAÇÃO DOS CAPITAIS À LUZ DE PIERRE BOURDIEU
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v10i5.49670Palavras-chave:
Filosofia, Capital Cultural, Práxis PedagógicaResumo
Diante da história recente que a filosofia vem construindo no tocante a sua organização curricular, chama-nos atenção o quanto o capital cultural vem definindo o cenário da escola. Para Pierre Bourdieu, o capital cultural é diretamente proporcional aos atributos de um indivíduo inserido nela, uma propriedade associada ao habitus. Nesse aspecto, objetivamos a partir dos três estados do capital cultural de Bourdieu: o incorporado, o objetivado e o institucionalizado, fortalecer a filosofia como área de conhecimentos, no sentido de buscar fundamentos epistemológicos, pela pesquisa documental, para a construção de uma base sólida, em sua defesa no ensino básico. Assim, nossos apontamentos apresentam a filosofia como corpo de conhecimentos, potencialmente articulado, para a reconfiguração dos capitais, quando associado a um ensino via práxis pedagógica do professor na educação básica.
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