AO NORDESTE DA FILOSOFIA E A CORUJA NO MANDACARU
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v10i5.49674Palavras-chave:
Filosofia, Nordeste brasileiro, Ensino de Filosofia, História da Filosofia do BrasilResumo
O presente texto, Ao nordeste da filosofia e a coruja no mandacaru, traz um resgate da tradição do pensamento filosófico nordestino, mostrando os seus momentos iniciais e fundantes e sua adesão aos métodos e objetos filosóficos europeus. Apresenta a sua marca inaugural com o aristotelismo-tomista dos Jesuítas, passa pelo empirismo reformado do Seminário de Olinda, pelo positivismo da Escola do Recife e pelo cientificismo francês da Academia Francesa do Ceará. O objetivo geral deste artigo é questionar, a partir dos dados da tradição do pensamento filosófico nordestino brasileiro, a mera subserviência da repetição dos clássicos e pensar sobre a necessidade de filosofarmos a partir da nossa própria realidade como fez toda a Filosofia.
Downloads
Referências
______. Filosofia e educação no Brasil: da identidade à diferença. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
PAIM, Antônio. O estudo do pensamento filosófico brasileiro. 2ª ed. São Paulo; Convívio, 1985.
______. História das ideias filosóficas no Brasil. 3ª ed. São Paulo: Convívio; Brasília: INL, Fundação Nacional Pró-Memória, 1987.
RODRIGUES, Padre Antônio Sidra. Origens do Ensino da Filosofia no Ceará. In: Ensino da Filosofia no Ceará (Coord. Adísia Sá). Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE. 1972. (Biblioteca de Cultura série B Estudos e Pesquisas).
SÁ, Adísia. O lugar da Filosofia na Escola Média Cearense Contemporânea. In: Ensino da Filosofia no Ceará (Coord. Adísia Sá). Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE. 1972. (Biblioteca de Cultura série B Estudos e Pesquisas).
SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. – (Coleção memória da educação).
SEVERINO, Antônio Joaquim. A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
WALS, Padre Brendan Patrick. A Filosofia no Ensino Superior. In: Ensino da Filosofia no Ceará (Coord. Adísia Sá). Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE. 1972. (Biblioteca de Cultura série B Estudos e Pesquisas).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).