CICLISMO INDOOR COMO MODALIDADE DE EXERCÍCIO FÍSICO EM PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR PARA O TRATAMENTO DO EXCESSO DE PESO EM ADOLESCENTES: INFLUÊNCIA NOS PARÂMETROS ANTROPOMÉTRICOS E FUNCIONAIS

Autores

  • Wendell Arthur LOPES Faculdade de Educação Física - UNICAMP
  • Ivan Luiz Padilha BONFANTE Faculdade de Educação Física - UNICAMP
  • Neiva LEITE Universidade Federal do Paraná

Resumo

Objetivo: Os objetivos do presente estudo foram avaliar os efeitos de 24 semanas de um programa multidisciplinar composto por ciclismo indoor sobre parâmetros antropométricos e funcionais de adolescentes com excesso de peso, e o comportamento da frequência cardíaca destes indivíduos durante a prática desta modalidade. Material e Métodos: Participaram 34 adolescentes de ambos os sexos, com sobrepeso ou obesidade e idade entre 11 e 16 anos (13,20  1,7). Mensuraram-se no início, três e seis meses do tratamento: peso (kg), estatura (cm), consumo de oxigênio direto (VO2pico) em teste máximo em cicloergômetro e calculou-se o índice de massa corporal (IMC). O CI prescrito teve intensidade progressiva (1º mês, 35 a 55%; 2º mês, 45 a 65% e do 3º ao 6º mês, 55 a 75% da FCreserva), 3 x semana, 50 minutos. Resultados: Nos três primeiros meses, a FCrepouso diminuiu significativamente (p menor que 0,05) tanto nos meninos (81 9 para 728 bpm) como nas meninas (8111 para 749 bpm), no entanto o IMC diminuiu somente nos meninos (27,7 1,7 para 25,51,9 kg/m2, p menor que0,05). Os meninos aumentaram o VO2pico corrigido pela massa corporal (32,76,6 para 36,96,1 kg.ml-1.min-1, p menor que 0,05) dos três aos seis meses. Conclusão: O CI apresentou-se como uma alternativa nos EF sem a sustentação do peso corporal, contribuindo para a diminuição do IMC e aumento do VO2pico, principalmente nos meninos. DESCRITORES Ciclismo. Obesidade. Exercício físico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wendell Arthur LOPES, Faculdade de Educação Física - UNICAMP

Graduado e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2004, Especialista em Fisiologia do Exercício pela UFPR em 2005 e Mestre em Educação Física pela UFPR em 2007. Atuei como professor nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e nos cursos de Pós-Graduação de diversas instituições públicas e privadas. Atualmente sou doutorando em Educação Física, na linha de pesquisa em Atividade Física Adaptada, da Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua nos temas: fisiologia do exercício, exercício físico e doenças crônico-degenerativas.

Ivan Luiz Padilha BONFANTE, Faculdade de Educação Física - UNICAMP

Possui graduação em Educação Física (Pontifícia Universidade Católica de Campinas - 2007) e pós graduação (Especialização - Lato Senso) em Exercícios Físicos Aplicados à Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais (Universidade Gama Filho - 2009). Tem experiência na área administrativa e de Educação Física. Atualmente é professor de Educação Física na Sec. de Esportes de Campinas e Sec. de Educação do Estado de São Paulo, atuando ainda como estagiário no Laboratório de Fisiologia do Exercício da Fac. de Ed. Física da UNICAMP.

Neiva LEITE, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Medicina e em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo e doutorado em Pediatria pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Pediatria e Medicina Desportiva pela UFRGS e Medicina do Trabalho pela UFPR. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Educação Física e no Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Mestrado e Doutorado em Educação Física da UFPR (2006-2010) e vice-coordenadora (2010-2011). Tem experiência na área de Atividade física e Saúde, com ênfase em populações especiais, atuando principalmente nos seguintes temas: asma, obesidade, ginástica laboral, crianças e adolescentes.

Downloads

Publicado

2013-10-11

Como Citar

LOPES, W. A., BONFANTE, I. L. P., & LEITE, N. (2013). CICLISMO INDOOR COMO MODALIDADE DE EXERCÍCIO FÍSICO EM PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR PARA O TRATAMENTO DO EXCESSO DE PESO EM ADOLESCENTES: INFLUÊNCIA NOS PARÂMETROS ANTROPOMÉTRICOS E FUNCIONAIS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 17(3), 241–246. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/14494

Edição

Seção

Pesquisa