PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL PROVISÓRIA TIPO OVERLAY NA REABILITAÇÃO ORAL DE PACIENTE COM COLAPSO OCLUSAL POSTERIOR

Autores

  • Yuri Wanderley CAVALCANTI Departamento de Odontologia. Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Campina Grande – PB, Brasil
  • Leonardo Marconi Cavalcanti de OLIVEIRA Departamento de Odontologia Restauradora. Universidade Federal da Paraíba (UFPB). João Pessoa – PB, Brasil.
  • André Ulisses Dantas BATISTA Departamento de Odontologia Restauradora. Universidade Federal da Paraíba (UFPB). João Pessoa – PB, Brasil.

Resumo

Introdução: Nos casos clínicos em que se verifica a diminuição da Dimensão Vertical de Oclusão (DVO) e o desequilíbrio do sistema estomatognático, vários estudos sugerem a reabilitação oral provisória com Próteses Parciais Removíveis (PPR) de recobrimento oclusal (tipo Overlay), associadas ou não com a confecção de restaurações, de modo a recuperar a DVO, restabelecer o plano oclusal e eliminar alterações envolvidas com o desequilíbrio da oclusão, servindo como guia orientadora da reabilitação final. Relato de caso: Este artigo descreve o uso de PPR provisória tipo Overlay na reabilitação oral de paciente do sexo feminino, 56 anos, com colapso oclusal posterior e desgastes dentários excessivos. Essa opção de abordagem foi adotada com o objetivo de preparar o meio bucal e reestabelecer a DVO previamente à reabilitação com próteses definitivas. A sequência de tratamento envolveu os procedimentos de exame clínico e radiográfico, moldagem, determinação estética e funcional dos planos oclusais, através do registro da DVO e da Relação Cêntrica (RC), montagem em Articulador Semi-Ajustável (ASA), provas clínicas e instalação/ajustes. Conclusão: A instalação da PPR provisória do tipo overlay contribuiu para proteção e condicionamento dos tecidos orais, reestabelecimentos das relações intermaxilares, e favorecimento da estética, fonética e função mastigatória. Esses benefícios proporcionaram conforto ao paciente e adaptação do indivíduo à nova configuração do sistema estomatognático. DESCRITORES Prótese Parcial Removível. Revestimento de Dentadura. Dimensão Vertical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Wanderley CAVALCANTI, Departamento de Odontologia. Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Campina Grande – PB, Brasil

Doutor, Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba.

Leonardo Marconi Cavalcanti de OLIVEIRA, Departamento de Odontologia Restauradora. Universidade Federal da Paraíba (UFPB). João Pessoa – PB, Brasil.

Doutor, Professor Adjunto IV da Disciplina de Oclusão e Clínica de Integração.

André Ulisses Dantas BATISTA, Departamento de Odontologia Restauradora. Universidade Federal da Paraíba (UFPB). João Pessoa – PB, Brasil.

Doutor, Professor Adjunto IV da Disciplina de Oclusão e Clínica de Integração.

Downloads

Publicado

2016-03-16

Como Citar

CAVALCANTI, Y. W., OLIVEIRA, L. M. C. de, & BATISTA, A. U. D. (2016). PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL PROVISÓRIA TIPO OVERLAY NA REABILITAÇÃO ORAL DE PACIENTE COM COLAPSO OCLUSAL POSTERIOR. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 19(2), 143–150. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/24700

Edição

Seção

Relato (Submissões Suspensas)