PROTAGONISMO INDÍGENA NA PÓS-GRADUAÇÃO

decolonizando o currículo e o espaço universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54471

Palavras-chave:

Protagonismo indígena, Pós-graduação, Decolonialidade, Currículo, Espaço universitário

Resumo

Tendo como referência as experiências vividas com indígenas em cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) no Mato Grosso do Sul e alguns anos de pesquisa com a temática, o artigo busca refletir a presença dos indígenas na Pós-graduação e suas contribuições para a decolonização do currículo e do espaço universitário. Amparado em estudos que estão marcados pelo pensamento de intelectuais que se orientam pela cosmovisão de populações tradicionais e que transitam pelos diferentes espaços escolares/acadêmicos, o texto apresenta que a convivência presencial com a diferença tem sido enriquecedora, pois tem oportunizado os currículos dos Programas serem transversalizados por conhecimentos que não os hegemônicos e homogêneos, tem dado aos povos indígenas e as suas resistências uma visibilidade outra, que não a colonial (de inferiorização, subalternização, negação e satanização) e tem proporcionado a desconstrução de preconceitos históricos, bem como, para todos o entendimento de que os saberes da diferença têm estado presente e devem, cada vez, mais serem confirmados como partes importantes na construção dos chamados conhecimentos universais.

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Biografia do Autor

Adir Casaro Nascimento, Universidade Católica Dom Bosco, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Professora titular da Universidade Católica Dom Bosco.

Carlos Magno Naglis Vieira, Universidade Católica Dom Bosco, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco.

Antônio Hilário Aguilera Urquiza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutor em Antropologia pela Universidade de Salamanca e professor e coordenador da Pós-graduação em Antropoligia Social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

NASCIMENTO, A. C.; NAGLIS VIEIRA, C. M.; URQUIZA, A. H. A. PROTAGONISMO INDÍGENA NA PÓS-GRADUAÇÃO: decolonizando o currículo e o espaço universitário. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 866–873, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54471. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/54471. Acesso em: 22 dez. 2024.