VELHA ROUPA COLORIDA
desafios a um currículo de História antirracista
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62946Palavras-chave:
Currículo de História, Educação antirracista, narrativa históricaResumo
O objetivo desse artigo é problematizar a articulação entre racismo, eurocentrismo e temporalidades na estruturação de narrativas históricas sobre o passado brasileiro que circulam do debate público atual. Formulamos nossas argumentações a partir de uma abordagem discursiva inscrita na pauta pós-fundacional em diálogo com as teorizações críticas e pós-críticas de currículo. Escolhemos o episódio cinco da série Brasil: A Última Cruzada, do canal Brasil Paralelo, como corpo empírico para nossas análises, que evidenciaram a centralidade do racismo estrutural (ALMEIDA, 2021) como elemento articulador das permanências relacionadas a estruturação de narrativas que desafiam à construção de um currículo de História democrático, não binário e antirracista, a despeito de mudanças pontuais na forma, mas que buscam preservar seu conteúdo.
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