CRUSH, AFETOS E CHUVA DE NUDES
o currículo da nudez na produção das sexualidades na cibercultura
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.67246Palavras-chave:
Currículo, Sexualidades, CiberculturaResumo
A prática de capturar e compartilhar a própria nudez a partir do autorretrato nu contribui para que o corpo, a sexualidade, o gênero e a nudez integrem a rede mundial de computadores e outros artefatos digitais. Neste artigo, o objetivo foi analisar os modos de atuações do currículo da nudez na produção de relações de sexualidades e gênero na cibercultura. O currículo da nudez foi pesquisado por meio da netnografia de três grupos secretos na rede social Facebook, a partir da análise do discurso de inspiração em Michel Foucault. O argumento desenvolvido é que o currículo da nudez produz a posição de sujeito ciborgue e fruta-de-sermos-nós-mesmas, caracterizadas pela prática de fotografar-se nua e compartilhar seus nudes com crushes, por meio dos aplicativos digitais. Nesse currículo, acionam-se brincadeiras que dissidem da heterossexualidade compulsória nas redes sociais e constroem redes seguras de compartilhamento de nude selfies.
Downloads
Métricas
Referências
AMARAL, Adriana; NATAL, Geórgia; VIANA, Lucina. Netnografia como aporte metodológico da pesquisa em comunicação digital. Farmecos/PUCRS. Porto Alegre, dezembro, nº 20, 2008. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/famecos/article/view/4829/3687. Acesso em: 28 de jul, 2018
ASPIS, Renata. Minorias e Territórios: Ocupações. ETD – Educação Temática Digital. Campinas, v. 19, jan-mar, 2017. P 63 – 74. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647856/15183. Acesso em: 28 de jul, 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647856
BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e subversão de identidade. 5º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
CORAZZA, Sandra. O que quer um currículo? Pesquisas pós-críticas em educação. Petrópolis: Vozes, 2001.
EVANGELISTA, Gislene Rangel. #CurrículodoFacebook: denúncia da crise e demanda pela reforma do Ensino Médio na linha do tempo da escola. 2016. 188f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pós-graduação em Educação: conhecimento e Inclusão Social. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2016.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a Análise do Discurso em Educação. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 197 – 223, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000300009
FOUCAULT, Michel. A ordem do Discurso. São Paulo: Loyola, 20ª ed, 2010b.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense. 7ª ed. 2008b.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 1º ed. – São Paulo, Edição Paz e Terra, 2014a
FOUCAULT, Michel. O Governo de Si e dos Outros. São Paulo: Martins Fontes. 2010c.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o Poder. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos, IX. Genealogia da Ética, Subjetividade e Sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014b. p. 118 – 141.
FOUCAULT, Michel. Segurança, Território e População. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. 38º ed. Petrópolis: Vozes, 2010a.
GREEN, Bill; BIGUM, Chris. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos em educação. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998. p 208 – 248.
HALL, Stuart. A Centralidade da Cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade, v.22, n.2, 1997. p 15 – 46
JUNQUEIRA, Rogério. Pedagogia do Armário e Currículo em Ação: heteronormatividade, heterossexismo e homofobia no cotidiano escolar. In: MISKOLCI, Richard; PELÚCIO, Larissa. Discursos Fora da Ordem: sexualidades, saberes e direitos. São Paulo: Annablume. 2012
KOZINETS, Robert. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2014.
LOURO, Guacira Lopes. Heteronormatividade e homofobia. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação/UNESCO,v. 32, 2009. p 85-93
PARAÍSO, Marlucy. Currículo e Mídia Educativa Brasileira: poder, saber e subjetivação. Chapecó: Argos, 2007.
PASSOS, Eduardo; BARROS, Regina Benevides de. A Cartografia como Método de Pesquisa-Intervenção. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (org). Pistas para o Método Cartográfico: pesquisa-interveção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulinas, 2009.p 17 - 32.
PELÚCIO, Larissa. Afetos, Mercados e Masculinidades contemporâneas: notas iniciais de uma pesquisa em aplicativos móveis para relacionamentos afetivos/sexuais. Revista Contemporânea. São Carlos, p. 209 – 333, v. 6, n 2, jul-dez, 2016. Disponível em: http://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/526. Acesso em: 24 de set, 2017. DOI: https://doi.org/10.4322/2316-1329.016
ROSE, Nikolas. Como se deve fazer a história do eu? Revista Educação e Realidade, n 26 (1), p. 33 – 57, jan-julh, 2001b.
ROSE, Nikolas. Governando a alma: a forma do eu privado. In: Liberdades Reguladas: a pedagogia construtivistas e outras formas de governo do eu. Org. Tomaz Tadeu da Silva. 2º Edição. Editora Vozes. 1999.
ROSE, Nikolas. Inventando nossos eus. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Editora Autêntica. 2001ª, p.137 – 205.
SALES, Shirlei Rezende. Orkut.com.escol@: currículos e ciborguização juvenil. 2010. 230f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, 2010.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 3ºed, 2015.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, 1996.
SOUSA, Alípio de. Foucault: o cuidado de si e liberdade ou a liberdade é uma agonística. In: In: JÚNIOR, Durval; VEIGA-NETO, Alfredo; SOUSA, Alípio (Orgs.). Cartografias de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p 13 - 27
TADEU, Tomaz; CORAZZA, Sandra. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Espaço do Currículo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.