A evolução do comércio exterior baiano e possíveis compatibilidades com as realidades nordestina e baiana
Resumo
Este artigo objetiva a análise dos principais dados referentes ao comércio exterior baiano, principalmente após a década de 1990. Para isso, foi feita uma pesquisa qualitativa e quantitativa a respeito do desenvolvimento do comércio internacional da Bahia, indicando sua participação e evolução nas correntes de comércio nordestinas e brasileiras, apontando sua principal pauta exportadora e importadora e destacando as principais iniciativas de desenvolvimento do comércio internacional do estado, como o projeto Porto Sul, a Ferrovia Oeste-Leste e o Centro Internacional de Negócios da Bahia. Tendo em vista a crescente, mas ainda pouco expressiva abertura econômica baiana, verificou-se a necessidade de expandir as iniciativas destacadas acima, como também de desconcentrar o número de empresas exportadoras e de produtos exportados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).