A "província rebelde"
Um panorama sob a liderança de Tsai Ing-Wen (2016-2020)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2022v10n19.62065Resumo
Tendo em vista o intuito de agregar ao estudo moderno sobre a geopolítica das nações asiáticas, pesquisa-se sobre a geopolítica da República da China no século XXI, a fim de responder como se desdobrou a geopolítica taiwanesa durante o governo de Tsai Ing-wen. Para tanto, é necessário compreender a atuação geopolítica de Taiwan de 2016 a 2020, bem como para tal, pautou-se um panorama do país e do governo de Tsai, assim como aprofundou-se nas vias relacionais com as nações aliadas e com as ameaças. Realiza-se, então, uma pesquisa baseada em fontes secundárias e pesquisas qualitativas e quantitativas, influenciada por autores referência como Mackinder, Mahan, Douhet, Alves Rosa, Tosta e Teixeira Júnior. Conclui-se então, que Taiwan reside na complexa configuração geopolítica do leste asiático e que o país sob a condução da atual presidente Tsai, promoveu uma equilibrada gestão de crises, alargando a estrada taiwanesa rumo à participação ativa e reconhecimento da comunidade internacional, portanto, tornando-se um país oriental democrático exemplo no sistema internacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).