FATORES DE EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO: PROTOCOLO DE REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Sarah Elayne de Freitas Rezende Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano
  • Ramayane Bonacin Braga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
  • Marcos de Moraes Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n2.62371

Palavras-chave:

School dropout. Integrated High School. Federal educational network. Systematic review protocol. PICO.

Resumo

A evasão é uma realidade que assombra a expansão da Rede de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, apesar do aumento na oferta de matrícula. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o protocolo de revisão sistemática que está sendo desenvolvido numa pesquisa de mestrado, buscando identificar na literatura de referência os principais fatores da evasão escolar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Brasil. Revisões sistemáticas (RS) são considerados estudos secundários, cuja fonte de dados são os estudos primários. Este trabalho visa a levantar um conjunto de variáveis por meio da meta-análise (PRISMA) e estrutura, buscando em População, Intervenção, Comparação e Outcome “resultado” (PICO). As buscas pelos estudos realizaram-se nas bases Pubmed, Eric, Scielo, Scopus e Spell, com recorte temporal de janeiro 2013 a fevereiro de 2022. Espera-se que esse protocolo de revisões sistemáticas seja capaz de possibilitar o acesso a informações que poderão ser úteis para a discussão e implantação de políticas públicas e ações de enfrentamento à evasão nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da rede de educação profissional e tecnológica no Brasil. Os resultados da RS serão divulgados por meio de resumos, artigos, apresentações em congressos e eventos dessa natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Elayne de Freitas Rezende, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres.

Ramayane Bonacin Braga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres.  Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres.

Marcos de Moraes Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília. Professor de ensino técnico e tecnológico do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres e professor permanente credenciado no Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Federal de Goiás - PPGADM/UFG e no ProfEPT do Instituto Federal Goiano.

Referências

ALBUQUERQUE, Claudison Vieira de; CORDEIRO, António Manoel Rochette; BARROS, Marcos Alexandre de Melo. Social Violence and School Dropout. International Journal of Advanced Engineering Research and Science, v. 8, p. 5, 2021. Disponível em: https://ijaers.com/detail/social-violence-and-school-dropout/. Acesso em: 2 out. 2021.

ALVAREZ, Karine Rodrigues; ALVES, Suelem Cristina; MATOS, Roberta Pereira. Evasão escolar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da Rede Federal: Levantamento de fatores motivacionais e propostas de intervenção. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, p.e12510615630-e12510615630, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15630. Acesso em: 1 jun. 2021.

ASHTIANI, Mariam. The Racially Disparate Effects of Drug Arrest on High School Dropout. Socius, v. 7, 2021. DOI https://doi.org/10.1177/23780231211027097. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/23780231211027097. Acesso em: 2 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica. Documento orientador para a superação da evasão e retenção na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://avr.ifsp.edu.br/images/pdf/Comissoes_Outros/PermanenciaExito/Documento-Orientador-SETEC.pdf. Acesso em: 4 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Nota Informativa número 138/2015/DPE/DDR/SETEC/MEC. Brasília, DF: MEC, 8 p. 2015. Disponível em: http://200.19.248.10:8002/professores/%23DEPARTAMENTO%20DE%20ENSINO/PERMANENCIA%20E%20EXITO/2015%20Nota%20Informativa%20n%C2%B0%20138%20_2015_DPE_DDR_SETEC_MEC-1.pdf. Acesso em: 8 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Expansão da Rede Federal. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec-programas-e-acoes/expansao-da-rede-federal. Acesso em: 15 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha. Indicadores de |Dados Gerais. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp. Acesso em: 1 maio 2021.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Plenário. Acórdão nº 506/2013. Auditoria Operacional. [...]. Recomendações. Determinação. Comunicações. Brasília, DF: TCU, 13 mar. 2013, 64p. Disponível em: https://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:tribunal.contas.uniao;plenario:acordao:2013-03-13;506. Acesso em: 13 jun. 2021.

De-la-Torre-Ugarte-Guanilo, Mônica Cecília; Takahashi, Renata Ferreira; Bertolozzi, Maria Rita. Revisão sistemática: noções gerais. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 45, n. 5, p. 1260-1266, 2011. DOI https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000500033 Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/CRjvBKKvRRGL7vGsZLQ8bQj/?lang=pt. Acesso em: 12 maio 2021.

DONATO, Helena; DONATO, Mariana. Etapas na Condução de uma Revisão Sistemática. Acta Médica Portuguesa, v. 32, n. 3, p. 227, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332084935_Etapas_na_Conducao_de_uma_Revisao_Sistematica. Acesso em: 3 ago. 2021.

FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018. 320p. Disponível em: https://www.scribd.com/document/396362083/Institutos-Federais-de-Educacao-Gaudencio-Frigotto-Org-pdf. Acesso em: 6 jul. 2021.

GALVÃO, Maria Cristina Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019. DOI 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Disponível em: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835/4187. Acesso em: 16 fev. 2022.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNAD. Educação 2019: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf. Acesso em: 7 jul. 2021.

KEELE, Staffs; DEPARTMENT of Computer Science-University of Durham-UK. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Version. 2.3, EBSE Technical Report. EBSE, 2007. Disponível em: https://www.elsevier.com/__data/promis_misc/525444systematicreviewsguide.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.

RODRIGUES, Carolina de Oliveira Sousa et al. Fatores preditores da evasão escolar entre adolescentes com experiência de gravidez. Cadernos Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, p. 160-169, jun. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadsc/a/kn8yrCMhL3XhfGk3HvCxLgg/abstract/?lang=pt Acesso em: 1 dez. 2021.

SANTOS, Cássia Ramos dos; BASTOS, Regiane Gonçalves; OLIVEIRA, Veronica Heloisa de. Desafios da gestão contra a evasão escolar no ensino médio das escolas públicas. Cadernos da Pedagogia, v. 14, n. 27, 2020. Disponível em: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1324/504. Acesso em: 5 dez. 2021.

SILVA, Denise Bianca Maduro; CASTIONI, Remi; MARTÍNEZ, Rogfel Thompson. Evasão escolar e os indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015. Vértices, Goitacazes, v. 23, n. 2, 2021. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/41082/1/ARTIGO_EvasaoEscolarIndicadores.pdf. Acesso em: 1 jan. 2022.

SILVA, Juana; DIAS, Paulo Coelho; SILVA, Maria Cristina Madeira Silva. Fatores de influência no processo de evasão escolar em três cursos técnicos do instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Brasília. Revista da UIIPS – Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, v. 5, n. 3, 2017. Disponível em: http://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPS. Acesso em: 17 fev. 2022.

ZENGIN, Mevsim. Investigation of High School Students’ Dropout Risk Level. Education, v. 9, n. S1, p. 59-68, 2021. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1297705.pdf. Acesso em: 8 out. 2021.

Downloads

Publicado

2022-10-24

Como Citar

DE FREITAS REZENDE, S. E.; BONACIN BRAGA, R.; DE MORAES SOUSA, M. FATORES DE EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO: PROTOCOLO DE REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 89–104, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n2.62371. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/62371. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS/PESQUISAS EM ANDAMENTO