Descarregar para lidar com a luz

Notas (auto)etnográficas sobre o reinventar práticas de ensino-aprendizagem à distância

Autores

  • Vinícius Gabriel da Silva
  • Eveline Lúcia da Silva Torres Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2020v2n10.55859

Resumo

Após o anúncio da chegada da covid-19 ao Brasil, em meados de março, as escolas tiveram suas atividades encerradas por tempo indeterminado. Pautados pela obrigação de reinventar nossos hábitos cotidianos, as práticas de ensino e aprendizagem são agora, para nós docentes, solicitadas à distância. Agora parece não ser a vez das práticas com lousa e apagador ou com quadro e giz, aquele momento transitório para a troca de conhecimento em sala de aula. Seriam rituais de luzes diante de cada um de nós? A passagem entre o online e off-line. Portanto, o objetivo é trazer notas (auto)etnográficas a respeito de problemas que envolvem ensino à distância após a medida de distanciamento social. Os relatos emergiram das situações de momentos compartilhados entre colegas professores, um docente do ensino básico de escola privada que dividiu a quarentena com uma docente voluntária de cursinho pré-vestibular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-11-07