Feminismo e a formação da rede on-line: a questão do aborto no Blogueiras Feministas em tempos de eleições presidenciais
Palavras-chave:
Blog, Redes Sociais na Internet, Eleição Presidencial, Aborto, Blogueiras Feministas.Resumo
O artigo estuda postagens sobre aborto feitas durante as campanhas presidenciais de 2014 pelo Blogueiras Feministas, um blog coletivo que reúne mulheres de todo o país. A análise foi feita por meio de coleta dos posts por dois meses, dos dias de 19 de agosto (início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV) a 19 de outubro. Propõe-se um exercício analítico sobre a rede que foi gerada a partir das manifestações na internet sobre o aborto no Brasil, conforme as disputas presidenciais iam se desenvolvendo antes e pós primeiro turno. Foi medido o grau de conectividade entre os personagens e o nível de concordância, contestação, respeito e negociação. Como protocolo metodológico, seguimos os estudos de mediação de Barbero (2002), os métodos de pesquisa para internet de Fragoso, Recuero e Amaral (2011) e pontuações de Castells (2013) sobre sociedade em rede.
Downloads
Referências
BARSTED, Leila A. L. Legalização e descriminalização do aborto no Brasil - 10 anos de luta feminista. Revista Estudos Feministas. Rio de Janeiro: CIEC/ECO/UFRJ, n. 0, p. 104-130, 1992.
CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança - movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2013.
FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
LIMA, Quézia dos Santos. Blogueiras feministas e o discurso de divulgação do feminismo no ciberespaço. In: Seminário de estudos em análise do discurso, 6., 2013, Rio Grande do Sul. Estudos em Análise do Discurso. Rio Grande do Sul: Instituto de Letras, 2013. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/analisedodiscurso/anaisdosead/6SEAD/SIMPOSIOS/BlogueirasFeministasEODiscurso.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2014.
MAIA, Rouseley. Emoção, retórica e histórias pessoais na esfera pública. In: SOARES, M.C., et al. Mídia e Cidadania. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Comunicação e mediações culturais. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, vol XXIII, n. 1, 2000.
MARTIN-BARBERO, Jesús. América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In: SOUSA, Mauro Wilton (org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 2002.
RECUERO, Raquel. Fluxos de informação e capital social nos weblogs. In:
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
STEFFENS, César; POZENATO, K. M. (Org.). Mídia, cultura e contemporaneidade. Caxias do Sul: EDUC, 2010. p. 117-142
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.