Produtos jornalísticos para tablets e o uso do design da informação
Palavras-chave:
Jornalismo digital, Design da informação, Dispositivos móveis, Tablets.Resumo
Este artigo busca como objetivo principal investigar e mapear o processo de produção associado ao design de informação, em uma situação de surgimento e difusão de plataformas para produção de conteúdos. Buscamos compreender de que forma os profissionais dessa subárea do design têm resolvido os desafios de criar sinalizações e pistas de navegação em interfaces que apresentam elementos novos, decorrentes das funcionalidades incorporadas aos tablets. A partir de uma análise de caráter exploratório, buscamos entender as peculiaridades, os pontos recorrentes e as rupturas trazidas na forma de sintagmas e sintaxes de interação, constituintes de uma nova gramática visual. Conclui-se que o design de informação oferece uma gramática visual própria, com seus respectivos elementos sintáticos, mas que é ocasionalmente passível de falhas eventuais no estabelecimento de contratos de interação.
DOI: 10.21204/2359-375X/ancora.v3n1p42-65
Downloads
Referências
BARBOSA, Suzana. Jornalismo convergente e continuum multimídia na quinta geração do jornalismo em redes digitais. In: CANAVILHAS, João (Org.). Notícias e mobilidade: o jornalismo na era dos dispositivos móveis. Covilhã: Livros LabCom, 2013. p. 33-54.
BARBOSA, Suzana; FIRMINO DA SILVA, Fernando; NOGUEIRA, Leila. Análise da convergência de conteúdos em produtos jornalísticos com presença multiplataforma. Mídia e Cotidiano, v. 2, n. 2, 2013. p. 241-264.
CANAVILHAS, João; SATUF, Ivan. Jornalismo em transição: do papel para o tablet... ao final da tarde. In: FIDALGO, António; CANAVILHAS, João. (Orgs.) Comunicação digital: 10 anos de investigação. Covilhã: Livros Labcom, 2014. p. 35-60.
COATES; Kathryn; ELLISON, Andy. Introducción al diseño de información. Trad. Montserrat Foz Casals. Badalona: Parramón Arts & Design, 2014.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 3. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FORTY, Adrian. Objetos de desejo: design e sociedade desde 1750. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
FRASCARA, Jorge. Communication design: principles, methods, and practice. Nova Iorque: Allworth Press, 2004.
GARCIA, Mario. iPad Design Lab-Basic: Storytelling in the Age of the Tablet. North Light Books, 2012.
GIBSON, James J. The ecological approach to visual perception. New York: Psychology Press, 2015.
GUI, Bonsiepe. Del objeto a la interfase: mutaciones del diseño. Buenos Aires: Infinito, 1999.
GUI, Bonsiepe. Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997.
HORN, Robert E. Information design: emergente of a new profession. In: JACOBSON, Robert (Ed.). Information design. Cambridge: The MIT Press, 1999.
JACOBSON, Robert. Information design. Cambridge: The MIT Press, 1999.
KATZ, Joel. Designing information: human factores and common sense in information design. Hoboken: Wiley, 2012.
MANOVICH, Lev. The Language of New Media. Cambridge: MIT Press, 2002.
MEGGS, Philip B.; PURVIS, Alston W. Meggs’ History of Graphic Design. 5. Ed. Hoboken, New Jersey: Wiley, 2011.
MORAES FILHO, Ary. Design de notícias: a acessibilidade do cotidiano. São Paulo: Blucher, 2015.
NIEMEYER, Lucy. Elementos da semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2013.
NORMAN, Donald. Signifiers, not affordances. ACM Interactions, v. 15, n. 6, 2008, p. 18-19.
NOZAL, Teresa; GONZÁLEZ-NEIRA, Ana; SANJUÁN, Antonio. Análisis de ediciones vespertinas de prensa para tabletas. El Profesional de la Información, v. 23, n. 4, 2014. p. 393-400.
PALACIOS, Marcos; DA CUNHA, Rodrigo. A tactilidade em dispositivos móveis: primeiras reflexões e ensaio de tipologias. Contemporanea, v. 10, n. 3, 2012, p. 668-685.
QUINTÃO, Fernanda S.; TRISKA, Ricardo. Design de informação em interfaces digitais: origens, definições e fundamentos. InfoDesign, v. 10, n. 2, 2013, p. 105-118.
RODRIGUES, Adriana Alves. Infografia interativa em base de dados no jornalismo digital. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, 2009.
SALAVERRÍA, Ramón; NEGREDO, S. Periodismo integrado: convergencia de medios y reorganización de redacciones. Barcelona: Sol90, 2008.
SCOLARI, Carlos. Hacer clic: hacia una sociosemiótica de las interacciones digitales. Barcelona: Gedisa, 2004.
WURMAN, Richard Saul. Information Anxiety 2. Indianapolis: Que, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.