Produtos jornalísticos para tablets e o uso do design da informação

Autores

  • Rodrigo CUNHA Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Palavras-chave:

Jornalismo digital, Design da informação, Dispositivos móveis, Tablets.

Resumo

Este artigo busca como objetivo principal investigar e mapear o processo de produção associado ao design de informação, em uma situação de surgimento e difusão de plataformas para produção de conteúdos. Buscamos compreender de que forma os profissionais dessa subárea do design têm resolvido os desafios de criar sinalizações e pistas de navegação em interfaces que apresentam elementos novos, decorrentes das funcionalidades incorporadas aos tablets. A partir de uma análise de caráter exploratório, buscamos entender as peculiaridades, os pontos recorrentes e as rupturas trazidas na forma de sintagmas e sintaxes de interação, constituintes de uma nova gramática visual. Conclui-se que o design de informação oferece uma gramática visual própria, com seus respectivos elementos sintáticos, mas que é ocasionalmente passível de falhas eventuais no estabelecimento de contratos de interação.

DOI: 10.21204/2359-375X/ancora.v3n1p42-65

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo CUNHA, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

JORNALISTA. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Pós-doutorado em Comunicação em Sistemas Hipermídia pela Universidad Autónoma de Barcelona (2003). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1988). Professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de pesquisa Jornalismo, Mídia, Cidadania e Acessibilidade. Organizador dos livros Mídias Digitais & Interatividade (2009), AUDIOVISUALIDADES, Desejo e Sexualidades (2012). Autor dos livros As relações estéticas no cinema eletrônico (1996), Cinema & Poética (1993). Colaborador de Interfaces jornalísticas: ambientes, tecnologias e linguagens (2011), dentre outros trabalhos acadêmicos na área de jornalismo, cinema e audiovisual. E-mail: tecnovisualidades@yahoo.com.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/5440364612074477

Referências

BARBOSA, Suzana. Jornalismo convergente e continuum multimídia na quinta geração do jornalismo em redes digitais. In: CANAVILHAS, João (Org.). Notícias e mobilidade: o jornalismo na era dos dispositivos móveis. Covilhã: Livros LabCom, 2013. p. 33-54.

BARBOSA, Suzana; FIRMINO DA SILVA, Fernando; NOGUEIRA, Leila. Análise da convergência de conteúdos em produtos jornalísticos com presença multiplataforma. Mídia e Cotidiano, v. 2, n. 2, 2013. p. 241-264.

CANAVILHAS, João; SATUF, Ivan. Jornalismo em transição: do papel para o tablet... ao final da tarde. In: FIDALGO, António; CANAVILHAS, João. (Orgs.) Comunicação digital: 10 anos de investigação. Covilhã: Livros Labcom, 2014. p. 35-60.

COATES; Kathryn; ELLISON, Andy. Introducción al diseño de información. Trad. Montserrat Foz Casals. Badalona: Parramón Arts & Design, 2014.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 3. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FORTY, Adrian. Objetos de desejo: design e sociedade desde 1750. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

FRASCARA, Jorge. Communication design: principles, methods, and practice. Nova Iorque: Allworth Press, 2004.

GARCIA, Mario. iPad Design Lab-Basic: Storytelling in the Age of the Tablet. North Light Books, 2012.

GIBSON, James J. The ecological approach to visual perception. New York: Psychology Press, 2015.

GUI, Bonsiepe. Del objeto a la interfase: mutaciones del diseño. Buenos Aires: Infinito, 1999.

GUI, Bonsiepe. Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997.

HORN, Robert E. Information design: emergente of a new profession. In: JACOBSON, Robert (Ed.). Information design. Cambridge: The MIT Press, 1999.

JACOBSON, Robert. Information design. Cambridge: The MIT Press, 1999.

KATZ, Joel. Designing information: human factores and common sense in information design. Hoboken: Wiley, 2012.

MANOVICH, Lev. The Language of New Media. Cambridge: MIT Press, 2002.

MEGGS, Philip B.; PURVIS, Alston W. Meggs’ History of Graphic Design. 5. Ed. Hoboken, New Jersey: Wiley, 2011.

MORAES FILHO, Ary. Design de notícias: a acessibilidade do cotidiano. São Paulo: Blucher, 2015.

NIEMEYER, Lucy. Elementos da semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2013.

NORMAN, Donald. Signifiers, not affordances. ACM Interactions, v. 15, n. 6, 2008, p. 18-19.

NOZAL, Teresa; GONZÁLEZ-NEIRA, Ana; SANJUÁN, Antonio. Análisis de ediciones vespertinas de prensa para tabletas. El Profesional de la Información, v. 23, n. 4, 2014. p. 393-400.

PALACIOS, Marcos; DA CUNHA, Rodrigo. A tactilidade em dispositivos móveis: primeiras reflexões e ensaio de tipologias. Contemporanea, v. 10, n. 3, 2012, p. 668-685.

QUINTÃO, Fernanda S.; TRISKA, Ricardo. Design de informação em interfaces digitais: origens, definições e fundamentos. InfoDesign, v. 10, n. 2, 2013, p. 105-118.

RODRIGUES, Adriana Alves. Infografia interativa em base de dados no jornalismo digital. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, 2009.

SALAVERRÍA, Ramón; NEGREDO, S. Periodismo integrado: convergencia de medios y reorganización de redacciones. Barcelona: Sol90, 2008.

SCOLARI, Carlos. Hacer clic: hacia una sociosemiótica de las interacciones digitales. Barcelona: Gedisa, 2004.

WURMAN, Richard Saul. Information Anxiety 2. Indianapolis: Que, 2001.

Downloads

Publicado

2016-03-28

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique