Multimidialização como valor-notícia de construção: a experiência do UOL TAB
Palavras-chave:
Jornalismo, Multimídia, Valor-notícia, Convergência, UOL TAB.Resumo
Em tempos de redações convergentes, busca-se cada vez mais a multimidialização do jornalismo. O desafio agora é explorar as diferentes potencialidades do meio online e não mais apenas transpor para a internet o que já se fazia em outras plataformas. Diante deste pressuposto, este artigo trabalha a ideia de multimidialização como um valor-notícia de construção da produção jornalística, em especial do gênero reportagem. Para isso, apresenta-se uma reflexão sobre o conceito valor-notícia abordado por Wolf (1999) e Traquina (2005) e a análise das 30 primeiras edições do UOL TAB, seção de reportagens multimídia do portal UOL criada em 2014.
DOI: 10.21204/2359-375X/ancora.v3n1p159-174
Downloads
Referências
BARBOSA, Susana. Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD): um paradigma para produtos jornalísticos digitais dinâmicos. Salavdore, 2007. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas). Universidade Federal da Bahia, 2007. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/tese_suzana_barbosa.pdf. Acesso em: 10 jan. 2015.
BARBOSA, Susana. Jornalismo convergente e continuum multimídia na quinta geração do jornalismo nas redes digitais. In: João CANAVILHAS (Org.). Notícias e mobilidade: o jornalismo na era dos dispositivos móveis. Covilhã, Portugal: LabCom, p. 33-54, 2013. Disponível em: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20130404-201301_joaocanavilha_noticiasmobilidade.pdf. Acesso em: 10 jan. 2015.
COSTA, Caio Tulio. Um modelo de negócios para o jornalismo digital. Revista de Jornalismo ESPM, V. 9, pp. 51-115, São Paulo: ESPM, abril-maio-junho de 2014. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B17Kzd_mFtzrdVF4dEFQMnJWakE/edit. Acesso em: 13 set. 2014.
LENZI, Alexandre et al. Já temos uma alternativa para a reportagem multimídia no Brasil? In: CHRISTOFOLETTI, Rogério (org.). Questões para um jornalismo em crise. Florianópolis: Insular, 2015.
LONGHI, Raquel Ritter. Infografia on-line: narrativa intermídia. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, ano 6, n. 1, p. 187-196, janeiro-junho de 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2009v6n1p187. Acesso em: 16 ago. 2014.
LONGHI, Raquel Ritter. O turning point da grande reportagem multimídia. Revista Famecos, V. 21, n. 3, pp. 897-917, Porto Alegre: PUCRS, setembro-dezembro de 2014. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/18660. Acesso em: 13 set. 2014.
MIELNICZUK, Luciana. Jornalismo na web: uma contribuição para o estudo do formato da notícia na escrita hipertextual. Salvador, 2003. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas). Universidade Federal da Bahia, 2003. Disponível em: http://poscom.tempsite.ws/wp-content/uploads/2011/05/Luciana-Mielniczuk.pdf. Acesso em: 10 jan. 2015.
NEGREDO, Samuel; SALAVERRÍA, Ramón. Integrated journalism: Media convergence and newsroom organization. Barcelona: Editorial Sol 90, 2009.
PAVLIK, John. Journalism and new media. 1a edição. New York: Columbia University Press, 2001.
ROST, Alejandro et al. Interatividade: definições, estudos e tendências. In: CANAVILHAS, João (org.). Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Covilhã, Portugal: LabCom, Livros LabCom, 2014. Disponível em: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20141204-201404_webjornalismo_jcanavilhas.pdf. Acesso em: 10 jan. 2015.
SALAVERRÍA, Ramón et al. Multimedialidade: informar para cinco sentidos. In: CANAVILHAS, João (org.). Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Covilhã, Portugal: LabCom, Livros LabCom, 2014. Disponível em: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20141204-201404_webjornalismo_jcanavilhas.pdf. Acesso em: 10 jan. 2015.
SCOLARI, Carlos. Hipermediaciones: elementos para una Teoría de la Comunicación Digital Interativa. Barcelona: Editorial Gedisa, 2008.
SILVA, Gislene. Para pensar critérios de noticiabilidade. Revista Estudos em Jornalismo e Mídia, V. 2, n. 1, pp. 95-107, Florianópolis: UFSC, janeiro-julho de 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/viewFile/2091/1830. Acesso em: 10 jan. 2015.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: a tribo jornalística - uma comunidade interpretativa transnacional. Florianópolis: Insular, v.2, 2005.
WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. 5.ed. Lisboa: Editora presença, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.