Rousseau para além de si mesmo: Nietzsche e o perfil psicológico do rousseauísmo

Autores

  • Saulo Krieger Universidade Federal de São Paulo, Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v7i1.48047

Palavras-chave:

Iluminismo, Inconsciente, Alma, Cogito, Tipo

Resumo

O objetivo do presente artigo é reabilitar e aprofundar um traço da relação entre Nietzsche e Rousseau que a pesquisa Nietzsche tem relegado, possivelmente por considerá-lo óbvio e crer que nada há a se dizer a respeito: Nietzsche crítico de Rousseau. Com isso, propomo-nos trazer à luz esse traço, mas evidenciando a esfera mesma que o filósofo alemão está a levar em conta em suas observações críticas: a esfera inconsciente, que segundo Nietzsche teria ditado os rumos da filosofia de Rousseau e do rousseauísmo. Nesse sentido, abordaremos o atentado à noção de alma por Descartes no século XVII, a crescente vulnerabilização dessa noção em razão da Revolução Científica dos séculos XVII e XVIII, e a reação de alguns luminares do XVIII ao que podemos referir por um desencantamento do mundo, a reação de Rousseau.  Para Nietzsche, a reação de Rousseau, mais do que uma contribuição filosófica autônoma, seria uma reincidência do filósofo e de seus seguidores em dispositivos ancestrais de relação do homem com a natureza, como o de imaginar um passado áureo de deuses e heróis e o de imputar ao meio externo ameaças que visualiza dentro de si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Krieger, Universidade Federal de São Paulo, Unifesp

Saulo Krieger defendeu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unifesp em abril de 2019, a tese tendo recebido indicação para publicação e para seleção interna ao departamento tendo em vista o prêmio Anpof.

Referências

ANSELL PEARSON, K. Nietzsche contra Rousseau. A study of Nietzsche´s Moral and Political Thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

BURNS, W. E. Science in the Enlightenment. An Encyclopaedia. Santa Barbara CA: ABC Clio, 2003.

CHAUÍ, M. “Um anacronismo interessante”. In: Martins, A., Santiago, H. & Oliva L. C. As ilusões do eu. Spinoza e Nietzsche. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011, p. 323-348.

HARDT, L. S. “Rousseau e Nietzsche: de como a ideia da natureza estabelece o devir”. In: Cadernos de ética e filosofia política, n. 21 (2012): Rousseau: Natureza e Sociedade, p. 207- 218.

KRIEGER, S. “Um olhar de Nietzsche ao século XVII: os subterrâneos da revolução cartesiana”. In: Cadernos Nietzsche, vol. 39. n. 3, 2018,

NIETZSCHE, F. Sämtliche Werke – Kritische Studienausgabe (KSA). Edição organizada por Giorgio Colli e Mazzino Montinari. Berlim: De Gruyter & Co., 1988, 15 vols.

__________. A gaia ciência. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

__________. Além do bem e do mal. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

__________. Aurora. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

__________. Crepúsculo dos ídolos. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

__________. Humano, demasiado humano. Trad. Paulo César de Souza. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

__________. O andarilho e sua sombra (Humano, demasiado humano II). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

VIESENTEINER, J. L. “Algumas refutações sobre a crítica de Nietzsche a Rousseau”. In: Anais do II Colóquio Rousseau, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH, Unicamp.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-06-07

Como Citar

Saulo Krieger. (2020). Rousseau para além de si mesmo: Nietzsche e o perfil psicológico do rousseauísmo. Aufklärung: Revista De Filosofia, 7(1), p.129–140. https://doi.org/10.18012/arf.v7i1.48047