Para além do egoísmo ambiental: contribuições de uma ética pós-individualista para a questão ecológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.55254

Palavras-chave:

Individualismo, Pós-individualismo, Ética, Ética Ambiental, Ética do Futuro

Resumo

 A proposta do artigo é discutir eticamente o problema dos desafios ecológicos em um tempo de moral individualista. Uma produção filosófica com essas características justifica-se pela possível contribuição ética frente à iminência de uma crise ambiental global que pode causar danos irreparáveis à natureza, grave acirramento de problemas sociais e prejudicar seriamente a qualidade de vida das gerações futuras. Com esse propósito, a problemática aqui abordada pode ser traduzida por meio dos seguintes questionamentos centrais: Como um cenário moral individualista impacta na questão de nossa responsabilidade ético-ambiental? É possível pensar em uma contribuição filosófica para a superação dos problemas decorrentes desse quadro? Para atingir seus objetivos, o presente trabalho dialoga filosoficamente com a teoria da Ética da Responsabilidade, de Hans Jonas. Após uma apresentação sobre a insuficiência do individualismo para o tema da responsabilidade ecológica, o artigo sustenta, como proposta de contribuição para o enfrentamento dessa grave adversidade, a necessidade de um discurso moral que suprassuma o individualismo, um discurso pós-individualista, e suscita questões éticas de relevância voltadas para o futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josenir Lopes Dettoni, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Filosofia pela UNISINOS (2017), com Estágio Doutoral (Academic Visitor) na University of Oxford (2015), na Inglaterra, como bolsista da CAPES no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior. Pós-Doutorado em Filosofia na Pontificia Università Gregoriana (2019), em Roma. Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pelo Centro Universitário Filadélfia (2003), graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (2004), graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (2004), especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário São Lucas (2005) e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2007). Possui registro profissional de Jornalista. É acadêmico de Direito e professor assistente da Universidade Federal de Rondônia. Detentor do Título Honorífico de Cidadão de Rondônia, concedido pela Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Filosofia, com ênfase em Ética, Bioética, Filosofia da Religião e Filosofia Política.

Referências

BERTIOLI, Antônio Bento. Introdução ao Direito. 14 ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

COMISIÓN MUNDIAL DEL MEDIO AMBIENTE Y DEL DESARROLLO._Nuestro futuro común. Madrid: Alianza,_1992.

DALL’AGNOL, Darlei. Bioética: princípios morais e aplicações. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

GOERGEN, Pedro. Pós-modernidade, ética e educação. Campinas: Autores Associados, 2001.

JONAS, Hans. Ética, medicina e técnica. Lisboa: Vega, 1994.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. Puc-Rio, 2006.

JONAS, Hans. O princípio vida: fundamentos para uma biologia filosófica. Petrópolis: Vozes, 2004.

LEWIS, David. Philosophical papers. Volume I. Oxford, 1983. p. x-xi. In: MACINTYRE, Alasdair. Depois da virtude: um estudo em teoria moral. Bauru: EDUSC, 2001.

MACINTYRE, Alasdair. Depois da virtude: um estudo em teoria moral. Bauru: EDUSC, 2001.

MILLER, George A. Psicologia: a ciência da vida mental. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1964.

RAWLS, John. A theory of justice. Oxford University Press, 1972.

PETRINI, Massimo. Geriatria e gerontologia: bioética dell`anzianità. In: RUSSO, Giovanni. Bioetica sociale. Torino: Editrice ELLEDICI, 1999.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social: princípios do direito político. Bauru: EDIPRO, 2011

SCHNEEWIND, J.B. A invenção da autonomia: uma história da filosofia moral moderna. Tradução de Magda França Lopes. Revisão técnica da Álvaro Montenegro Valls. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2001.

SILVEIRA, Denis Coitinho. Ensaios sobre ética: complementariedade entre uma ética dos princípios e das virtudes. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2008.

SINGER, Peter. One World: the ethics of globalization. New Haven: Yale University Press, 2004.

SINGER, Peter. Practical Ethics. 3 ed. New York: Cambridge University Press, 2011.

SIQUEIRA, José Eduardo de. Ética e Tecnociência: uma abordagem segundo o princípio da responsabilidade de Hans Jonas. Londrina: Editora UEL, 1998.

TALBOT, Marianne. Bioethichs: an introduction. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

TAYLOR, Charles. As fontes do self: a construção da identidade moderna. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

VALLS, Alvaro L. M.. Da ética à bioética. Petrópolis: Vozes, 2004.

YUNES, Eliana. Apresentação. In: NEUTZLING, Inácio; BINGEMER, Maria Clara; YUNES, Eliana (orgs.). Futuro da Autonomia: uma sociedade de indivíduos? Rio de Janeiro: Editora Puc-Rio; São Leopoldo: Editora Unisinos, 2009.

ZANCANARO, L._O conceito de responsabilidade em Hans Jonas. 1998. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 1998.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-09-21

Como Citar

Lopes Dettoni, J. (2020). Para além do egoísmo ambiental: contribuições de uma ética pós-individualista para a questão ecológica. Aufklärung: Revista De Filosofia, 7(esp), p.13–36. https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.55254