Ressentimento e civilização ocidental na filosofia de Nietzsche

Autores

  • Filipe Augusto Barreto Campello de Melo
  • Isabela Gonçalves Dourado

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56764

Palavras-chave:

Nietzsche, Genealogia da moral, civilização ocidental, ressentimento, domesticação do homem

Resumo

Em Genealogia da moral, Nietzsche investiga a origem das valorações morais com o objetivo de denunciar as concepções metafísicas de “bem” e “mal” vigentes no Ocidente. No seu entender, esses valores seriam, na realidade, frutos de determinada procedência histórica e de perspectivas avaliadoras. E, nesse mesmo sentido, o filósofo identifica o surgimento das duplas de valores “bom e ruim” e “bom e mau”, decorrentes, respectivamente, das perspectivas do “guerreiro” e do “sacerdotal”. Nietzsche compreende, ainda, que tal antagonismo moral travaria uma luta milenar na história da humanidade, isso porque as perspectivas divergentes teriam configurado – em diversas sociedades e em alternados momentos – a implementação de valores equivalente a um modo de ser sadio ou doente. Ocorreria, no entanto, que um desses modos avaliativos seria predominante no processo civilizatório ocidental – e por consequência, uma dupla de valores. Assim, os valores que vigoram no Ocidente teriam procedido de uma avaliação guiada pelo pathos do “ressentimento” – sentimento típico da classe “sacerdotal”. Dessa maneira, a “civilização”, defende Nietzsche, teria por objetivo promover uma espécie de “adestramento” humano na medida em que enfraquece os impulsos mais afirmativos e vitais dos homens e, com efeito, os direcionaria ao seu estágio mais decadente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Augusto Barreto Campello de Melo

Professor Adjunto no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco, coordenador do Núcleo de Estudos em Filosofia Política e Ética (NEFIPE / UFPE) e bolsista de produtividade do CNPq (2)

Isabela Gonçalves Dourado

Bacharela em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, mestranda em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) integrante do GEN-Recife.

Referências

ITAPARICA, André L. M. Notas sobre a naturalização da moral em Nietzsche. In: PASCHAL, Edmilson e FREZZATTI, Wilson (orgs). 120 anos de “Para a genealogia da moral”. Ijuí: Unijuí, 2008.
MARTON, Scarlett. Das forças cósmicas aos valores humanos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
MARTON, Scarlett. Extravagâncias: ensaios sobre a Filosofia de Nietzsche. São Paulo: Discurso Editorial e Editora Uniluí, 2001.
MARTON, Scarlett. Nietzsche: a transvaloração dos valores. São Paulo: Editora Moderna, 2006.
NIETZSCHE, Friedrich. Além de bem e mal. Trad. Paulo César de Sousa. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. (Companhia de bolso).
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral. Trad. Paulo César de Sousa. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. (Companhia de bolso).
NIETZSCHE, Friedrich. O Anticristo. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
Notas

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-17

Como Citar

Campello de Melo, F. A. B., & Dourado, I. G. . (2020). Ressentimento e civilização ocidental na filosofia de Nietzsche. Aufklärung: Revista De Filosofia, 7(esp), p.39–50. https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56764