A publicidade e a construção da masculinidade: as representações de gênero em Malvino Salvador

Autores

  • Renata Barreto Malta Universidade Federal de Sergipe
  • Wesley Andrade Universidade Federal de Sergipe
  • Gabriel Cordeiro Universidade Federal de Sergipe
  • Lilian Alves Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2018v25n1.35423

Resumo

O presente artigo propõe analisar duas produções publicitárias audiovisuais com o objetivo de estudar a construção da masculinidade (ou masculinidades) nesse conteúdo como forma de representação. O corpus é constituído pelas peças “O chamado”, da marca Old Spice, e “Festinha”, das Havaianas, ambas protagonizadas pelo ator Malvino Salvador. A partir da Análise de Conteúdo, como método empírico, e sob a ótica da teórica Badinter (1993), aliada aos Estudos Culturais, pretende-se entender como se concretiza a representação de modelos de masculinidade a partir de padrões que se contrapõem na narrativa dos anúncios e como a publicidade influencia na formação das identidades, fragmentadas em tempos contemporâneos. Como resultado, observamos diferentes formas de “ser homem” coexistirem numa mesma época e que a celebração da virilidade em uma perspectiva machista ainda é um modelo de representação em voga, mesmo frente a questionamentos por parte da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Barreto Malta, Universidade Federal de Sergipe

Professora Efetiva do Departamento de Comunicação Social (UFS) Professora Permanente do PPGCOM - UFS Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo

Wesley Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) Estudante de Graduação do curso de Publicidade e Propaganda - Universidade Federal de Sergipe (UFS) Bolsista PIBIC - UFS

Gabriel Cordeiro, Universidade Federal de Sergipe

Estudante de Graduação do curso de Publicidade e Propaganda - Universidade Federal de Sergipe (UFS) Bolsista PIBIC - UFS

Lilian Alves, Universidade Federal de Sergipe

Estudante de Graduação do curso de Publicidade e Propaganda - Universidade Federal de Sergipe (UFS) Bolsista PIBIC - UFS

Downloads

Publicado

2018-08-01

Como Citar

MALTA, R. B.; ANDRADE, W.; CORDEIRO, G.; ALVES, L. A publicidade e a construção da masculinidade: as representações de gênero em Malvino Salvador. Revista Ártemis, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 260–273, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2018v25n1.35423. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/35423. Acesso em: 22 dez. 2024.