Análise do comportamento dos consumidores com relação à compreensão e entendimento das informações dos rótulos de alimentos

Autores

  • Denise Josino Soares UFCG/PPGEA. Campina Grande, Paraíba, Brasil
  • Luís Gomes de Moura Neto
  • Larissa Morais Ribeiro da Silva

DOI:

https://doi.org/10.25066/agrotec.v37i1.29961

Resumo

Os rótulos dos produtos alimentícios industrializados devem apresentar informações, regulamentadas por órgãos oficiais, que contribuam para a escolha adequada do produto pelo consumidor, do ponto de vista nutricional e que indiquem a forma correta de conservação e preparo. Os rótulos são também considerados o eixo de comunicação entre o consumidor e o produto, tendo relevante importância na aceitação e no consumo do alimento. O presente estudo avaliou o hábito de leitura e compreensão dos rótulos de produtos alimentícios, assim como de termos técnicos neles presentes pelos frequentadores de supermercados. As entrevistas foram realizadas com 240 pessoas. Os resultados demonstraram que mais de 60% dos entrevistados leem os rótulos e verificam a data de validade no momento da compra. Setenta por cento conhecem os termos técnicos, mas quando questionados, não sabem o que eles significam, principalmente consumidores com idade superior a 45 anos, evidenciando o excesso de linguagem técnica nos rótulos e a pouca divulgação sobre os componentes alimentares, alguns deles potencialmente alergênicos. A pesquisa demonstrou que é necessária uma orientação aos consumidores para que façam um melhor uso da rotulagem no ato da compra de produtos alimentícios.

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Publicado

2016-12-12

Como Citar

Soares, D. J., Moura Neto, L. G. de, & Silva, L. M. R. da. (2016). Análise do comportamento dos consumidores com relação à compreensão e entendimento das informações dos rótulos de alimentos. Agropecuária Técnica, 37(1), 105–111. https://doi.org/10.25066/agrotec.v37i1.29961

Edição

Seção

Artigo Científico