PROXIMIDADES CONCEITUAIS ENTRE ARQUIVOLOGIA, BIBLIOTECONOMIA, MUSEOLOGIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Gabrielle Francinne de Souza Carvalho Tanus Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar alguns entendimentos e desdobramentos sobre certos elementos conceituais, que perpassam diferentes campos científicos. A escolha dos campos científicos da Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação decorreu do prévio entendimento de que os conceitos, como de instituição, memória, documento, informação e interdisciplinaridade, guardam uma estreita relação entre esses campos. Ademais, pode-se notar a existência de diversos outros fatores que, de alguma maneira, aproximam esses campos científicos, como, por exemplo, a constituição acadêmico-institucional dos cursos. Percebe-se, então, que aqueles conceitos estão presentes de uma maneira transversal e que os mesmos configuram-se ao lado de outros conceitos como elementos capazes de aproximar ainda mais tais campos. Por fim, destaca-se que essas relações não devem ser desprezadas, e que devem ser empreendidas mais pesquisas sobre outros conceitos afins aos campos da Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação. Palavras-chaves: Arquivologia. Biblioteconomia. Museologia. Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrielle Francinne de Souza Carvalho Tanus, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Ciência da Informação, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista CAPES/REUNI vinculada ao curso de Museologia. Possui graduação em Biblioteconomia (2010), pela mesma universidade. Integra os grupos de pesquisa: "Observatório de Museus" e "Epistemologia da Ciência da Informação". Durante a graduação realizou vários estágios na área; foi também bolsista de iniciação científica e monitora de disciplina. Tem interesse em Epistemologia da Arquivologia, da Biblioteconomia e da Museologia, e nas relações destas áreas com a Ciência da Informação.

Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e pós-doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2011). Atualmente é professor adjunto III da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Editor Adjunto da revista Perspectivas em ciência da informação (1413-9936) de 2007 a 2010. Fez parte, em 2008, da Comissão de planejamento e desenvolvimento do projeto pedagógico do curso de graduação em Arquivologia da UFMG e, em 2009, foi presidente da Comissão de planejamento e desenvolvimento do projeto pedagógico do curso de Museologia da UFMG. Atua nas áreas de Epistemologia da Ciência da Informação e suas relações com a Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, Estudos de Usuários da Informação, Biblioteca Escolar.

Referências

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Condições teóricas para a integração epistemológica da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia na Ciência da Informação. R. Ci.Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 2, n.2, p. 19-41, jul./dez. 2011.

BRASIL. Decreto nº 6.096 de 24 de abril de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm. Acesso em: 01 de janeiro de 2012.

BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato. A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olhos d’água, 2003. Cap. 2, p. 112-143.

CÚRRAS, Emilia. Las ciencias de la documentacion: bibliotecologia, archivologia, documentacion e información. Barcelona: [s.n.], 1982.

E-MEC. Ministério da Educação. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 10 out. 2012.

FONSECA, Maria Odila. Arquivologia e ciência da informação. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2005.

HERNANDÉZ HERNANDÉZ, Francisca. Muselogia como ciência de la documentacion. In: LÓPEZ YEPES, José. Manual de ciencias de la documentación. Madrid: Pirámide, 2006.

HOMULUS, Peter. Museums to libraries. Art libraries journal, v. 15, n. 1, 1990.

LE GOFF, Jacques. Memória. In: ENCICLOPÉDIA Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984.

MARQUES, Angélica Alves da Cunha. Os espaços e os diálogos da formação e configuração da Arquivística como disciplina no Brasil. 2007. 298 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, e Ciência da Informação e Documentação, Brasília, 2007.

MENDES, Eliane Manhães. Tendências para a harmonização de programas de ensino de Arquivologia, Biblioteconomia Museologia no Brasil: um estudo Delfos. 1992. 300 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação e Documentação) – Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Universidade de Brasília, Brasília, 1992.

MUELLER, Suzana P. M. Em busca de uma base comum para a formação profissional em Biblioteconomia, Ciência da Informação e arquivologia: relato de um simpósio promovido pela UNESCO. Revista de Biblioteconomia, Brasília, v. 12, n. 2, 157-165 p, jul./dez. 1984.

ORERA ORERA, Luisa. Biblioteconomia. In: LÓPEZ YEPES, José. Manual de ciencias de la documentación. Madrid: Pirámide, 2006.

ORTEGA, Cristina Dotta. A documentação como uma das origens da Ciência da Informação e base fértil para sua fundamentação. Brazilian Journal of Information Science, Marília, v. 3, n. 1, p. 3-35, jan./jun. 2009.

RENDÓN ROJAS, Miguel Ángel (Coord). Bibliotecología, archivística, documentación: intradisciplina, interdisciplinar o transdisciplinariedad. México: Centro universitario de investigaciones bibliotecológicas, 2011.

SANTO, Silvia Maria Do Espirito, MURGUIA, Eduardo Ismael. Relações pendulares na mediação da informação: arquivo, biblioteca e museu. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 7., 2006, Marília, SP. Anais...Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/sistemas/enancib/. Acesso em: 22 nov. 2012.

NAMER, Gerard. Memoire et societe. Paris: Meridiens, 1987.

NORA, Pierre. Entre história e memória: a problemática dos lugares. Revista Projeto

História. São Paulo, v.10, p.7-28, dez. 1993.

PINHEIRO, L V. R. Confluências interdisciplinares entre Ciência da Informação e Museologia. Museologia e Interdisciplinaridade, v.1, n.1, jan./jun. 2012.

PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Em busca de um caminho interdisciplinar: proposta de núcleo teórico e prático de disciplinas comuns aos cursos de Biblioteconomia, Museologia e Arquivologia. Rio de Janeiro: UNIRIO, 1998.

RODRIGUEZ, A. El archivo, la archivistica y el documento. In: LÓPEZ YEPES, José. Manual de ciencias de la documentación. Madrid: Pirámide, 2006.

ROUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol. Os fundamentos da disciplina arquivistica. Lisboa: Dom Quixote, 1998.

SARACEVIC, Tefko. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.

SILVA, Armando B. Malheiro da. A informação: da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico. Porto (Portugal): Afrontamento, 2006.

SILVA, Armando B. Malheiro da et al. Arquivística: teoria e prática de uma ciência da informação. Porto: Afrontamento, 1998.

SILVA, Elizer Pires da. A noção de informação arquivística na produção de conhecimento em arquivologia no Brasil (1996-2006). 2009. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal Fluminense, Instituto Brasileiro em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2009.

SMIT, Johanna W. Archivologia, biblioteconomia y museologia: semejanzas y diferencias. Ciencias de la Información, Havana, v. 30, n. 3, p. 3-10, 1999.

THIESEN. Iclea. Museus, arquivos e bibliotecas entre lugares de memória e espaços de produção do conhecimento. In: GRANATO, Marcus; SANTOS, Cláudia Penha dos; Museu e museologia: interfaces e perspectivas. Rio de Janeiro: MAST, 2009. (MAST Colloquia; v. 11).

Downloads

Publicado

2012-12-29

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO