PERFIL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: ANÁLISE DOS TRABALHOS DE ENANCIB

Autores

  • Larissa Herculano Universidade de Brasília

Resumo

Objetivo deste artigo é identificar o nível de produção de trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, entre 2000 e 2013, no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, por ano e por Grupo de Trabalho. Conhecendo tais dados poderá analisar o desempenho do programa para aumentar pontuação na avaliação da Capes. Metodologia utilizada foi análise bibliométrica. Realizou-se busca na base de dados ABCDM no campo de notas de autor pela sigla ‘UNB’, separou-se todos os registros de autores relacionados à Universidade de Brasília no período desejado. Para cada registro selecionado foi verificado existência de pelo menos um autor vinculado ao Programa. Para definir o vínculo institucional foi verificada ocorrência dos termos ‘mestrando’ e ‘doutorando’ em Ciência da Informação nas notas de autor; consultados nomes dos autores na lista de professores e no sistema de controle de alunos de Pós-Graduação por meio da Secretaria de Pós-Graduação; procurado identificação do autor com o Programa nos Currículos Lattes. Observou-se produção total do Programa, no período, de 141 trabalhos, maior produtividade em 2007 e 2008 e menor produtividade em 2006 e 2011. Os Grupos de Trabalho com maior participação GT7 (Produção e Comunicação de Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação) e GT4 (Gestão da Informação e do Conhecimento). Com menor participação GT9 (Museu, Patrimônio e Informação) e GT10 (Informação e Memória). Declive significativo em 2011, parte do triênio 2010-2012, no qual o programa apresentou baixa pontuação na avaliação da Capes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Herculano, Universidade de Brasília

Estudante de graduação em Biblioteconomia, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.

Referências

ANCIB. Fórum de coordenadores de grupo de trabalho da ANCIB. 2014. Disponível em: <http://gtancib.fci.unb.br/>. Acesso em: 6 dez. 2014.

ARAÚJO, Carlos Alberto. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v.12, n.1, p.11-32, jan./jun. 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Avaliação Capes. Brasília: Ministério da Educação, 2014. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao>. Acesso em: 6 dez. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PPGCINF. Brasília, 2012. Disponível em: <http://www.ppgcinf.fci.unb.br/index.php/menu-apresentacao>. Acesso em: 6 dez. 2014.

XV ENANCIB 2014. O evento. 2014. Disponível em: <http://enancib2014.eci.ufmg.br/sobre>. Acesso em: 7 dez. 2014.

Downloads

Publicado

2016-01-02

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA