Humanização e direito à educação através da biblioterapia

Autores

  • Lisandra Instituto Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0003-1512-0745
  • Ivan Instituto Federal do Paraná
  • Jeniffer Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2020v16n1.52688

Resumo

A falta de acesso nos leva a pensar nas atuais formas em que um livro pode chegar a uma pessoa. O fator econômico influencia na obtenção do material físico e eletrônico igualmente, visto que há o acesso a alguns materiais online, porém é necessário o conhecimento e os meios para acessá-los. Durante anos os estudos literários estiveram focados no escritor e na obra, criando a figura do leitor ideal. Mas a prática de meios alternativos de leitura, como a biblioterapia, pode atrair “leitores reais”. O ato de ler, quando promovido fora das tradicionais salas de aula e bibliotecas, permite a descoberta de características comuns e diferenças entre os indivíduos, incentivando tanto a fantasia como a consciência da realidade objetiva, e proporcionando elementos para a construção de uma postura crítica e de alternativas aos dilemas enfrentados pelo ser humano. Sendo assim, o projeto de extensão Biblioterapia: desenvolvendo laços com livros, desenvolvido pela biblioteca do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Jaguariaíva em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I Vovó Tonica, teve como objetivo principal proporcionar o compartilhamento de experiências entre pacientes, servidores e discentes através da biblioterapia, incentivando a leitura como atividade terapêutica e apresentando a realidade dessa parcela da população à comunidade acadêmica. Constatou-se que, através da biblioterapia, as mulheres atendidas pelo CAPS tiveram acesso à educação de maneira não convencional em um ambiente de acolhimento. Além de assegurado seu direito à saúde, puderam estabelecer uma relação de empatia e humanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisandra, Instituto Federal do Paraná

Auxiliar de biblioteca na Biblioteca do Instituto Federal do Paraná Campus Jaguariaíva. Graduanda em Biblioteconomia pela Claretiano (2017-), pós-graduada no MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV (2017) e graduada em Engenharia de Materiais pela UEPG (2013).

Ivan, Instituto Federal do Paraná

Professor EBTT em Língua Espanhola, Redação e Literatura do Instituto Federal do Paraná Campus Jaguariaíva. Possui graduação em Português/Espanhol pela Universidade Federal Fluminense (2008), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2011) e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2016).

Jeniffer, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduanda de Licenciatura em História (2020-) e Técnica em Biotecnologia pelo Instituto Federal do Paraná (2020)

Downloads

Publicado

2020-10-19

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA