A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA (CDH) NO SENADO BRASILEIRO: um estudo sobre sua composição (2005-2018)

Autores

  • Jonatas Nogueira Aguiar Souza e Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n23.48175.p79-112

Palavras-chave:

Senado, Sistema de Comissões, Estudos Legislativos, Comissão de Direitos Humanos

Resumo

Tendo como base os estudos legislativos brasileiros, é perceptível que o Senado é deixado em segundo plano, uma vez que a maior parte dos estudos sobre o Legislativo brasileiro foca na Câmara dos Deputados. Todavia, há, nas últimas décadas, um crescente interesse pelo estudo do Senado, mesmo que ainda sejam minoritários em relação aos estudos sobre a primeira câmara. Este trabalho tem como objetivo analisar o perfil dos senadores que ingressam na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, com base em dados políticos, sociodemográficos, atuação profissional e ​expertise, demonstrando o perfil daqueles que compõem esta comissão e sua relação com o seu papel informacional e deliberativo. Esse levantamento será cotejado com a literatura que trata da questão das comissões no Brasil, isto é, como os elementos partidários, a questão da expertise e seniority se apresentam na referida comissão. Os dados foram coletados a partir dos Relatórios Anuais da Presidência do Senado e da seção de biografia dos senadores, existentes no site da própria casa legislativa. O recorte temporal proposto cobre o período que se estende da criação da referida comissão até a última legislatura completa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonatas Nogueira Aguiar Souza e Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduando em Ciências Sociais- UFPA . Bolsista de iniciação cientifica PIBIC. Membro do Grupo de Pesquisa Instituições Políticas: Processo decisório e controle-UFPA.

Downloads

Publicado

2019-12-28

Edição

Seção

DOSSIÊ ESTUDOS LEGISLATIVOS NO BRASIL: agendas de pesquisa