Do presencial ao virtual: a convergência de mídias a partir do exemplo do site Festival do Minuto e seus reflexos na linguagem audiovisual

Autores

  • Patrício ROCHA
  • Ed Porto BEZERRA

Resumo

O artigo consiste em uma análise do fenômeno de convergência de mídias envolvendo a produção audiovisual típica dos festivais de cinema e vídeo e a internet, a partir do exemplo do Festival do Minuto. Trata-se de um espaço na rede mundial de computadores criado por Marcelo Masagão, que abriga vídeos de até 1 minuto de duração postados por pessoas pré-cadastradas no site. Estes vídeos são divididos por temas propostos pelos seus curadores, nos mesmos moldes de um festival presencial. Os vídeos concorrem a premiações em dinheiro nas categorias, além de permanecerem disponíveis para visualização permanente, sendo também submetidos aos comentários dos demais membros do site. Iremos analisar a presença de um festival permanente de vídeo digital dentro do ciberespaço enquanto fenômeno de convergência de mídias, bem como observar que tipo de mudanças a produção audiovisual voltada para este site sofre para se adequar às peculiaridades da web enquanto espaço de postagem e visualização destes materiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-09

Como Citar

ROCHA, P.; BEZERRA, E. P. Do presencial ao virtual: a convergência de mídias a partir do exemplo do site Festival do Minuto e seus reflexos na linguagem audiovisual. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 4, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/11681. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)